segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O AMIGO INESPERADO


imagem da Net

Quantas vezes na vida a ajuda, o apoio, o sorriso, a solidariedade, o primeiro estender de mão, o gesto que faz toda a diferença parte em primeiro lugar de quem menos esperamos? Aquela palavra que precisávamos de ouvir, uma gentileza ou apenas um olhar que diz "eu acredito em ti"?
Comigo já aconteceu, e isso faz-me sempre repensar até que ponto prestamos atenção nas pessoas certas. Faz-me também concluir que o verdadeiro amigo nem sempre é aquele que está connosco todos os dias e sim aquele que quando nos atiram na arena surge entre a multidão para lutar ao nosso lado contra as feras, ... enquanto os que sempre tivemos como amigos no máximo deixam-se ficar em cima do muro.
Por isso hoje tento ser mais consciente e olhar para as pessoas muito além do que os olhos podem mostrar.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

AMOR SEM COMPROMISSO


Que me desculpem os mais modernos e liberais, mas EU não consigo conceber o que hoje tanta gente encara com naturalidade, ou seja, a tal da "Relação Aberta".

O que é, afinal de contas, uma relação aberta? Vamos lá analisar a coisa: até onde eu sei trata-se de um relacionamento entre duas (ou se calhar mais pessoas, as vezes) onde uma não deve nada a outra, particularmente fidelidade, lealdade, respeito. Cada um é livre para fazer o que quiser sem culpa, e isso inclui, claro está, "ficar" com outros parceiros. Quem sabe até ter duas, três relações abertas?! 

Algo do tipo, hoje estivemos juntos e foi ótimo, até um dia! Não há romance, nem cuidado, e muito menos sentimentos, pois isso implicaria um telefonema no dia seguinte, uma mensagem bonita, um buquê de rosas, uma dedicatória na Rádio Nacional, e por aí vai ... Sentir saudades também não é exatamente o que acontece entre essas pessoas, e sim vontade de estarem juntas de novo. O que pode vir a acontecer uns dias depois, umas semanitas, ou mesmo 1 mês, 2, 3. Varia conforme a vontade de ambos.

Mas a vontade de ambos é sempre compatível? Eles são dois robôs programados para sentirem a mesma coisa dentro de X tempo? Não creio. Pelo menos, não por enquanto. Acredito que eventualmente um ou outro possa querer repetir a dose mais cedo e tal não ser possível dada a indisponibilidade do "parceiro(a)". Mas nesse caso, nada de reclamar, uma vez que foram aceites os termos que regem a "relação aberta".

Poupem-me ... vão dizer então que está sempre tudo numa nice, numa very well. Sem crise, baby, fica para quando nós dois pudermos! Aff ... treta.

Relação aberta é uma treta. E Amor sem compromisso é quase uma heresia. Esta é apenas a minha humilde opinião de direito. Mas já agora, queria saber ... existe mesmo em algum lugar longínquo que eu totalmente desconheço, o tal amor sem compromisso. Isso existe? E se existe, isso é realmente uma forma de sentimento algures? 

Se a resposta for sim, por favor, elucidem-me e perdoem a minha ignorância, pois AMOR, tal como o aprendi, implica entrega, doação, paixão, intensidade. Implica uma coisa tão forte e óbvia quanto subtil, implica uma vida enroscar-se na outra. Isso é compromisso? É um compromisso natural entre duas almas que se amam livremente, não um compromisso irrevogável similar a uma sentença de prisão perpétua como muitos dos ingénuos crêem. 

É aí mesmo que reside o problema, certo? Cada vez mais o Ser Humano se torna egoísta, individualista, mesquinho, superficial e egocentrista. Tudo isso no fundo é a tradução do medo da entrega, do medo da perda da tão importante liberdade, tal como esse conceito é entendido e interpretado por tais adeptos deste tipo de relação. E o mais insano é que vejo, leio e ouço falar nesse disparate como sendo a coisa mais normal. E aí lembro-me de uma coisa. O conceito de loucura é meio variável, não é? Se todo mundo começar a andar nu pelas ruas, isso provavelmente deixará de ser considerado louco para ser tido garantidamente como normal. Nesse caso, quem não andar nu e for contra, esse sim é que é o louco de pedra.

É como quando falamos da relação aberta. Espero bem que não chegue o dia em que eu e muitos mais seremos considerados "os esquisitos" porque ainda não entendemos, nem queremos entender, como é que a banda toca.

Amigos meus, julgar não é o meu departamento. Mas a minha opinião franca eu posso e devo dar. É muita falta de amor próprio um homem ou uma mulher sujeitar-se às migalhas que o outro estiver disposto a dividir. Mas existem casos em que ambos estão perfeitamente confortáveis na situação, é verdade. Ótimo. Que bom! Mas não me falem de amor. Nem mesmo em relacionamento. Vamos dar nomes aos bois, ok? Falem de sexo e risadas, de bons e passageiros momentos. É só isso que esses "casais" têm. Nada de relacionamento. Nada de amor.

Que pobreza de espírito! Sinto muitíssimo pela franqueza mas é a verdade. Uma vida pautada por interesses profissionais, de ascensão social, económica e financeira. Ou talvez de curtir la dolce vitta. Desfrutar da liberdade de fazer apenas o que dá na telha sem ter chatices emocionais para atrapalhar. Mas ... hellooooooo ... que liberdade é essa? Liberdade para terem os seus atos frívolos desculpados por uma denominação social que inclusive já passou a ser aceite por tantos? Denominação essa cuja ideologia é bastante conveniente para quem não quer saber de ninguém a não ser de si mesmo. 

Se todo mundo tem o direito de viver a vida como quer, já que somos seres dotados de livre arbítrio, então pelo menos que tirem as máscaras e não gastem mais purpurina para enfeitar o que não é bonito. São sim, desprovidos de sentimentos, de emoções verdadeiras.Incapazes de alimentar um sentimento, de doar, partilhar, dividir. São sim, movidos pelo prazer momentâneo, e sim, não estão nem aí para a outra pessoa. Se não quiser, há mais quem queira, não é assim? Afinal, quando o que se exige é tão pouco, o que não faltam são opções no mercado.

Relação aberta ... é uma hipocrisia. Não existe relação simplesmente.

Peço desculpas novamente, sei que posso ferir susceptibilidades, mas meu caro amigo (a), se estiveres numa "relação" dessa natureza por gosto e a outra pessoa também, ótimo! Esse é um problema teu. É a tua vida. E como quem corre por gosto não se cansa ... Mas, se vives esta situação porque acreditas que é só o que te resta, fica a saber que é mesmo apenas esse lixo de relação que mereces, e a terás por toda a tua vida. Sabes porquê? Porque não te amas, nem te dás valor. Porque te diminuis. Porque és tão cego que não consegues ver que podes chutar esse balde e ser feliz de verdade.

Fui dura? Eu sei que fui. Foi de propósito para ver se despertas desse transe e entendes de uma vez por todas que o Amor existe, é lindo e está disponível para ti. Acontece que enquanto estiveres a servir de capacho para outra pessoa, esse Amor ficará exatamente no mesmo lugar a espera do teu despertar. Nós atraímos o que queremos através do nosso pensamento, das nossas crenças, pois então, muda esse padrão vibracional que te envolve porque sempre é tempo de ser feliz. Corre atrás. Atira-te. Paga para ver. Acredita. Acredita. Acredita.

Sê livre para amar de verdade e ser amado (a) com total liberdade. Esse é o único compromisso do amor: AMAR.

Beijo meu, com todo o  meu amor.

domingo, 21 de agosto de 2011

FIRENZE ... CAPITAL DA TOSCANA

Continuo a minha viagem pela Italia.
Peço desculpas por ter pouco tempo para visitar todos os blogs que sigo com prazer, mas como podem imaginar, quando se esta de férias o tempo voa. Queria postar as fotos, fazer postagens mais bonitas, porém nao tenho como. E para piorar, decidi deixar o meu lap top em Lisboa, o que me obriga a usar os computadores dos hotéis, e no caso, acento so mesmo na letra (é) :) Mas voces me entendem, né?

Bem, sai de Roma de comboio, a partir da estaçao ferroviaria Roma Termini. Super facil chegar la. Primeiro, faz parte dos circuitos dos tais auto-carros (onibus) turisticos, ou entao, se nao tiver muita bagagem pode perfeitamente apanhar um metro que o deixara exatamente ali.

Pode comprar o bilhete através de uma agencia de viagens, cuja unica vantagem é evitar eventuais filas. Eu comprei na hora,mas tive sorte. Viajei pela Trenitalia no Frecariossa. Ha comboios para Florença a cada meia hora, por isso caso nao haja vaga num ( o que me parece dificil) é so esperar o proximo.Preços? 1 classe 67 euros, classe turistica 47. Vai muito bem em qualquer uma das duas. O comboio é de alta velocidade, confortavel e possui um bar com comes e bebes. De qualquer forma, a viagem Roma - Firenze dura apenas 1h e 30, sensivelmente.

Em Florença ... nossa que cidade lindaaaa. Pitoresca, pequena, mas cheia de arte. Li em algum lugar que em Florença tropeçamos em arte por todos os lados e é mais ou menos isso, sim. Eu amei justamente o fato da cidade ser pequena. Num instante pode-se percorrer todo o centro historico e mais alguma coisa.

O que eu mais gostei? O Duomo é mais uma construçao magnifica que tive o prazer de ver diante dos meus olhos nestas férias. Daquelas coisas que nao se encontra palavras para descrever. Toda ela revestida de mosaico verde e branco ... tao detalhista em cada pormenor ... poréem, deixei para conhecer o interior no ultimo dia, sabado, e a fila era imensa. No entanto, o problema nao era so a fila, mas sobretudo o calor. 36c! Nao da para submeter crianças a essas condiçoes, certo? Por isso, contentamo-nos em ver por fora. Assim como o Battisterio, logo ao lado. Uma construçao nos mesmos moldes, mas muitooooo mais pequena, de forma arredondada. Uma curiosidade: o Battisterio foi construido porque os pagaos nao podiam entrar na Igreja, nem mesmo para serem batizados. Dai o Battisterio ter sido construido exclusivamente para esse fim.

Fiquei a saber que a cidade de Florença foi governada pelos Medicis desde o seculo V ao VII (espero estar certa nas datas). Os Medicis eram uma familia, e moravam num castelo que hoje esta aberto para visitas. Castelo Piti. Além disso, andando pela cidade le-se inumeras mençoes a tal familia.

A Ponte vechio é um tesouro em todos os sentidos. Tres pontes unem os dois lados da cidade sobre o rio Arno, mas a Ponte Vechio é especial porque desde sempre foi habitada por mercadores que expunham as suas mercadorias em bancas, principalmente ouro e prata. Em 1333 a ponte foi destruida pelas cheias, mas em 1341 foi reconstruida e hoje em dia ela existem ourivesarias montadas ao longo da ponte. A coisa ficou mais sofisticada, mas o espirito continua o mesmo. Muita gente naquele lugar. Se parar de andar de repente alguém vai tropeçar em si, acredite. Mas se gosta de joias, nao deixe de ir ate la porque tem peças lindissimas e a preços concorrenciais. E se nao gostar de joias ou mesmo que o orçamento seja curto, mesmo assim atravesse essa ponte porque é assim uma coisa ... fantastica. Alem disso tiram-se fotos belissimas dos muros que estao livres das lojas.

A Praça S. Lourenzo, a paisagem em volta da cidade, Florença é encantadora, cheia de ruazinhas estreitissimas, becos e mais becos. Explore tudo. Neste caso nao recomendo o Bus Tour porque nao vale a pena. Florença pode e deve ser vista a pé. Nos perdemo-nos todas as vezes ao voltar para o hotel. Entao, la pegava eu no mapa e conseguiamos chegar. Mas isso faz parte, né? Chega até a ser divertido.

Ah, ia me esquecendo de algo que gostei muito. Ao longo da Via del Ariento existe um grande mercado ao ar-livre que vende muita coisa. Souvenirs de todo tipo, um monte de bugigangas, coisas desnecessarias mas atraentes rsrssrs enfim ... Florença é a capital da Toscana, e essa regiao toda é lindissima, segundo fontes idoneas. Tive vontade de ir até Siena que fica ali ao lado, ou Pisa, mas o destino trouxe-me para outra cidade. Qual? Fica para o proximo post :=)

Gente, espero sinceramente que este "diario" de ferias possa ajudar alguem que esteja a planear as suas ferias, ou quem sabe que ajude a decidir entre um destino e outro. Essa é a intençao. Partilhar informaçoes, trocar ideias quem sabe ... qualquer coisa entre em contato no topo da pagina. Responderei com prazer.

Paz e Luz.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TODOS OS CAMINHOS VEM DAR A ROMA

p.s. antes da leitura, desculpem as falhas nos acentos, tracinhos, etc, porque nao me estou a entender com este teclado.

Roma e mais que uma cidade linda. E fantastica e apaixonante. Tudo aqui e vellho e tem uma historia para contar, mas e rico e super envolvente. Vai se sentir voltar no tempo e reviver os 2750 anos de historia desta cidade.

Ha muito para ver, para conhecer e visitar, por isso, por favor, se puder, nao incorra no erro de vir a Roma por um dia. Ha pacotes assim, eu sei, um dia ou dois, mas nesse caso so podera dizer que esteve em Roma, mas nao que conheceu a cidade. No minimo,5, 6 dias e olhe la, porque Roma merece ser contemplada, sem pressa. E preferivel deixar de conhecer uma outra cidade e conhecer de fato uma, do que apenas pisar em duas ou tres. Esta e a minha opiniao.

Onde se hospedar? No centro, obvio. Fique perto de tudo, como Via del Corso e adjacencias, Barberini, Piazza Navona. A partir desses lugares podera ir a pe ate varios pontos turisticos, como a Fontana de Trevi, que alias e mais linda do que eu esperava. Nao se esqueca de atirar uma moeda de costas antes de se ir embora sem olhar para tras. Diz a lenda que fazendo isso, certamente voltara a Roma. Outro lugar pertinho e a famosa Piazza di Spagna com a sua nao menos famosa escadaria. E impressioante de grande e de quantidade de gente sentada nos degraus desde baixo ate la em cima, uns conversando, outros descansando, bebendo agua, pois o calor aqui esta demais, e outros contemplando, tirando fotos, etc.

O coliseu e um dos maiores simbolos da cidade. Reserve um dia para visita-lo, juantamente com o forum romano e o palatino.Vera as ruinas de uma construcao imponente, conhecera a historia do lugar com detalhes, vera areas vedadas ao publico por serem reservas arqueologicas e aprendera coisas sobre Roma e os romanos que talvez nem imagine. Nao conto para nao me alongar, mas teremos outras oportunidades.

O Vaticano. Quando me vi la, como crista que sou, nao pude deixar de me emocionar. Nao importa a religiao, nao importa o tamanho dos erros da Igreja Catolica, naquele momento apenas se admira a beleza da arte da Basilica de Sao Pedro, por dentro e por fora. Nossa, como eu chorei. Mas, grande novidade, ne? Uma coisa que nunca ouvi falar ou imaginei e que houvessem varios confessionarios, em varias linguas. Meu Deus, ha quanto tempo nao me confessava???? E agora confessei-me em espanhol, pois dentre as varias linguas nao constava o portugues. Mas, voltando um pouco atras, que beleza de obra, com os seus quadros, esculturas ... la estava a conhecida LA PIETA de MichelAngelo. Olhar para ela foi ... indescritivel.
Quanto ao museu do vaticano era feriado e nao foi possivel visitar. Uma pena, mas como voltarei a Roma, afinal, atirei a moeda na fonte rsrs, da proxima vez eu vou.

Para fazer umas comprinhas, recomendo a Via del Corso, ou a Via Condotti, Via Borgognona. No entanto, nos arredores dessa zona existem varias ruas cheias de lojas de tudo que possa imaginar, inclusive de souvenirs lindos para levar de recordacao ou dar de presente.

Por fim, acrescento que os romanos sao bem simpaticos com todos os estrangeiros. Eles se esforcam por nos entender, ajudar naquilo que podem. E ... agora vou terminar porque tem aqui um americano que quer usar a internet do hotel e nao sai do lado rsrs.

Baci di Roma.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AMIGO ...


Para seres meu amigo(a) não precisas de ser rico, ter o carro da moda, nem vestir roupas de marca.
Não tens que ser necessariamente branco, nem negro, amarelo ou vermelho.
Não precisas de ser o mais inteligente, influente ou bem relacionado.
Não tens que saber fazer grandes discursos, nem medires cada palavra ao falares. 
Também não tens que dizer AMÉM a tudo que eu digo. Podes e deves discordar quando achares válido, mas fá-lo sempre na minha presença. Jamais fales de mim pelas costas. Nunca me critiques enquanto não me conheceres o bastante. Dá-me a oportunidade de te mostrar quem sou. Não com palavras. Com as atitudes que o tempo mostra.
Para seres meu amigo(a), não precisas de me tentar impressionar. Prefiro que sejas 100% tu, mesmo que 99% me desagradem, pois entre tantos defeitos, não estarão os piores: falsidade e hipocrisia.
Se és meu amigo, sabes que a porta da minha casa está sempre aberta. És sempre bem vindo.
Sabes que terás sempre o melhor de mim, que não sei amar pela metade.
Mas faz por merecer esse sentimento. Dentre as poucas coisas que exijo, lealdade é fundamental.
Não és perfeito. Não sou perfeita. Aceita-me, tal como te aceito.
Respeita os meus momentos, o meu silêncio, e todos os meus sentimentos.
Não me digas o que fazer. Conversa comigo e dá sempre a tua opinião sincera. São coisas diferentes. Mas principalmente, apoia-me seja qual for a minha decisão.
Para seres meu amigo, não me podes julgar. Não penses que sabes tudo de mim. Não te iludas achando que tens todas as respostas. Lembra-te, eu posso ter motivos que nem em sonhos te passam, então, se eu falhar, ou se achares que estou a falhar, em vez de julgar, tem paciência. Espera a tempestade passar, e acredita quando digo que te amo, mesmo que não esteja sempre aí.
Nunca duvides da minha palavra. Nunca duvides de mim.
Para seres meu amigo, tens que saber quem sou, e logo, do que sou capaz.
Se és meu amigo, não permitas jamais que a nossa amizade se perca por causa de mal-entendidos, picuinhas, intrigas, inveja ou intervenção alheia.
Eu vou sofrer muito se isso acontecer, e vai custar a passar ... e raiva de ti não vou sentir, o perdão te vou conceder ... só que provavelmente as coisas nunca mais serão as mesmas. E isso é triste de se ver.
Acredita, eu sei do que falo.
Sou assim, desse jeitinho. Gosto de gente simples, gente com intenções puras. Gente que sorri de verdade. Não apenas com o esboço de um sorriso nos lábios, mas daquele sorriso que se vê no fundo dos olhos. Do abraço fraterno. Gosto de gente que gosta de gente. Gente que se preocupa com outras gentes.
Aprecio a generosidade num amigo. A compaixão. A humildade. O senso de justiça. Lealdade. Fraternidade. Amor ao próximo.
Gosto de verdade. De gente que fala sem rodeios, mas com coerência.
Gosto de transparência. Gosto de saber por ti o que pensas de mim, não por terceiros. Isso magoa-me.
Gosto de gentileza, de carinho, de receber um "oi" mesmo que não te veja há 6 meses, de saber que te lembras de mim, que me digas que gostas de mim. Sabe-me bem ouvir ... sabe-me melhor dizer.
Se és meu amigo, certamente que sabes tudo isso. Porque me conheces.
Se desconheces a minha essência, não sabes quem sou e assim não tens como ser meu amigo.
Porém ... eu sempre poderei ser tua amiga. A mais certa nas horas incertas. Quem sabe aquela que te vai estender a mão quando todos se afastarem diante da tua derrocada. Nessa altura mostrar-te-ei o que significa piedade, compaixão e perdão.
Para seres meu amigo, só precisas de me amar de verdade, pois eu te amarei igualmente não importa o tamanho da tua imperfeição. 
Isso é amizade. Amor numa das suas belas expressões.
O resto é uma história mal contada que alguém inventou.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A VEZ DE MADRID

A minha viagem pela Espanha terminou em Madrid. Para muitos, esta cidade, a capital, é a porta de entrada. Muito linda, mas mais perigosa que Barcelona por exemplo. É preciso cuidado com os carteiristas profissionais, mas não se preocupem que não é nada por aí além, nem essa é uma prerrogativa desta grande cidade.

Eu fiquei num hotel no centro histórico, perto da Puerta del Sol, uma praça do século XIX, e claro, tirei fotos com o famoso urso de bronze a tentar alcançar frutos de madoño. Pensei que a estátua fosse maior do que é, mas tudo bem :) a praça é muito movimentada, animada, mas a noite não me senti tão segura por lá. É bem diferente da Praça Catalunya em Barcelona. Outra onda. Além disso, Puerta del Sol é onde os manifestantes se têm juntado em protesto nos últimos tempos contra a onda de desemprego. Em Maio houve até acampamento nessa praça, contrariando a lei que proíbe manifestações, muito menos dessa natureza. Estive a ver fotos, e embora a coisa tenha tido um caráter pacífico, não é nada agradável, nem bom para o turismo uma cena assim. Aliás, esse é o objetivo. Durante os dias que estive por lá, não houve acampamento, nem marchas, nem nada disso, mas sim muita polícia em todos os cantos da praça, com os carros a fazer barricadas nas ruelas de acesso ... bem, essa parte transmitia muita segurança. Chegamos a contar só no meio da praça cerca de 10 viaturas policiais, entre elas, camburões, e muitos agentes pra lá e pra cá. Bem, mas não obstante nada disso, é uma praça linda, histórica, onde fica o relógio mais famoso da cidade que toca as 12 badaladas no ano novo. Essa praça é também o marco 0 da cidade, onde ficava a antiga estação ferroviária, substituída hoje por outra super moderna.

El Corte Inglês, famosa loja de departamentos espanhola. Imaginem, em Portugal existe uma filial, em Madrid há várias espalhadas pela cidade. Entrei num de 3 ou 4 andares só de música, outro edifício na esquina oposta só de livros. É muita coisa, né? Um conceito diferente de comércio. Diferente. Eu gosto.

Madrid tem o bairro da Salamanca, um dos melhores, mais chiques e sofisticados. Nessas ruas não há tumulto, não se cruza com muita gente e as pessoas são visivelmente de uma classe mais elevada, sejam madrileños ou turistas, só se vê mulheres com bolsas de marcas sobejamente conhecidas. Isto, claro, é um exemplo.

Mas de interessante mesmo tem os museus, como o Museu del Prado, Museu Reina Sofia, o Palácio Real, o Jardim Botânico e uma série de outros pontos turísticos que valem a pena. Viagens como essa, é bom fazer sem muita pressa porque senão vê-se tudo no corre-corre mas não se conhece.

Os madrileños são um povo simpático, divertido ... os espanhóis em geral. Claro que dei com um ou outro menos afável, mas isso é normal.

Dicas de lembrancinhas de Madrid (Espanha) para levar para os amigos? Para as mulheres é quase obrigatório escolher um leque. Eles são famosos, lindos e úteis em países quentes como Angola e Brasil. Tem ainda os xailes. Para os homens, que tal camisetas do Real Madrid ou do Futebol Clube de Barcelona? Uma caneca? Um boné? Enfim, souvenirs não faltam. Aliás, a gente perde-se dentro daquelas lojinhas.

Valeu muito a pena esta viagem por Espanha. Gostei muito. Agradeço a Deus pela oportunidade de desfrutar de todos esses momentos na companhia de pessoas que amo e que me amam. Obrigada, meu Pai do Céu.

Beijos todos para vocês. Obrigada pela presença sempre tão carinhosa.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PORTAVENTURA

Ao sul de Barcelona fica a província de Terragona, e aí mesmo, PortAventura. Um lugar simplesmente fantástico para quem gosta de diversão e emoções fortes.

PortAventura é um enorme complexo que abriga dois parques, o PortAventura Park e o Aquatic Park. Embora existam 4 hotéis dentro do complexo, aconselho a ficarem no PortAventura Hotel porque esse dá acesso direto ao parque sem a necessidade de grandes caminhadas, pois os parques em si já são grandes, principalmente o primeiro, e se ficar num hotel mais afastado vai ter muito que caminhar. Enquanto que se ficar hospedado no PortAventura Hotel pode perfeitamente fazer um break durante a tarde para descansar, dormir a siesta, isto é se não for para lá numa de vapt e vupt.

Ah, vale dizer que menos de 2 noites não adianta. 3 dias é o mínimo para conhecer tudo ( e olhe lá ), divertir-se nos brinquedos e claro, visitar as lojinhas de lembrancinhas.

Do que mais gostei? Do Aquatic Park, com as piscinas, o rio louco, os toboguas, etc. Mas ... isso é porque eu não sou grande fã de diversões radicais. Na verdade, tenho pânico mesmo. Se essa for a sua praia, encare a onda e enfrente a Furious Baco, uma coisa que anda a velocidade louca e dá umas duas voltas virando de cabeça para baixo. É tão rápido que acho que nem dá tempo de sentir medo, mas mesmo assim eu fiquei de fora. Depois, na área da China ( porque o parque está dividido em áreas temáticas ) tem a terrível Dragon Khan. Olhei para aquele bicho enorme e pensei: nem que me paguem hehehehe é uma montanha russa gigantesca que faz vários loopings ... um horror hehehehehe Não sei como tem gente que gosta dessas coisas, juro! :) Depois, acho que é na área do México, sobe-se numa torre altíssima de onde o pessoal despenca em queda livre. Jesus Amado. E eu só olhando ahahaha

Mas é muito divertido, muito animado, super bem bolado. De noite há espetáculos diversos e lindos, como o Noches de Fuego na área Polinésia e o FestAventura que é o último e mais deslumbrante, com fogos de artíficio sobre um lago enorme e cheio de efeitos especiais. Vale a pena, então, se estiver pela Espanha dê um pulinho lá porque é super gostoso. A criançada adora.

Paz e Luz.

QUE TIPO DE MULHER VOCÊ É?

O post da minha amiga Liliane me inspirou para escrever este.

Muita gente tem a mania de generalizar, afirmando que todas as mulheres são iguais. Pois bem, não são. Tal como também digo que os homens não são todos iguais, embora eu ouça isto desde que me entendo por gente.

Existem mulheres frágeis, delicadas, carentes. Existem mulheres românticas e sonhadoras. Existem mulheres práticas, fortes e determinadas. Existem mulheres astutas, inteligentes e pragmáticas. Existem mulheres masoquistas, fracas, deprimidas, dependentes. E existem outras que reúnem várias dessas características tão diferentes formando um tipo que é individual e que a faz ser diferente, ou seja, a faz ser aquilo que ela é.

Que tipo de mulher você é? Está satisfeita com a mulher que é? Sente-se bem na sua pele? Ou haveria uma coisa ou outra que gostaria de mudar? E se existe, porque não muda? Por medo, por falta de força de vontade, por falta de coragem, por puro comodismo?

Pode se dar o caso de você, mulher, não saber ao certo quem é. Isso não é tão fora do comum como imagina, fique descansada. Muitas vezes somos levadas a acreditar que somos, ou devemos ser de uma determinada maneira, mas no fundo não gostarmos de o ser. A prática do auto-conhecimento conduz-nos sem dúvida à uma maravilhosa descoberta, pois quando descobrimos quem somos, e nos aceitamos, nos amamos, a vida fica mais fácil porque entendemos que só podemos fazer alguém feliz, se formos felizes com a pessoa que somos.

Eu, cada vez mais, tenho procurado ser quem sou, aceitar-me e amar-me como tal. Isso porque já tive a ilusão de ser possível agradar a gregos e troianos, e por causa disso já sofri, já me magoei, já me decepcionei. Descobri que não era culpa de ninguém. EU tenho total responsabilidade sobre as consequências das minhas escolhas, por isso decidi ser feliz, sendo quem sou, amando a mulher que sou, sendo o mais transparente possível e sem me preocupar em ser assim ou assado porque causa dos outros. Quem tiver que gostar de mim vai gostar exatamente por tudo quanto faz de mim a pessoa que sou, com todos os meus defeitos e qualidades. Evidentemente que isso não anula a importância de corrigir as nossas falhas de modo a evoluirmos como Seres Espirituais que somos. Mas devemos fazer isso sempre por nós mesmos, e não pelos outros, pois enquanto tentarmos ser diferentes apenas para impressionar alguém, não seremos nós mesmas, e tarde ou cedo essa máscara cairá. Muito melhor então construir aos poucos o que almejamos ser, já que as mudanças repentinas não perduram, enquanto que as paulatinas são para a vida toda.

Beijos meus, com o amor de sempre.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

SOBRE A INVEJA

Bem minha gente, saindo um pouco da linha editorial dos últimos posts deste blog que têm sido sobre a minha viagem, tem-me andado a vir muitas vezes à cabeça o tema "inveja" e agora decidi pôr isso para fora. Na verdade, tenho a incómoda sensação de estar a ser alvo desse sentimento torpe e é sempre desgastante lidar com ele, em especial quando o mesmo parte de pessoas próximas. Tudo bem, a maioria pode não ser amiga no verdadeiro sentido da palavra, mas são pessoas que conheço, para quem sorrio, com quem me exalto ao encontrar e a quem desejo bem. Partindo desse princípio, não poderia sentir qualquer coisa que não fosse amor, carinho, bem querer por essas pessoas. Mas aí percebo que a recíproca não é verdadeira, e pergunto-me porquê?

Será que tem explicação? Lembro de ter lido em algum lugar, faz tempo, que a inveja é um sentimento natural no Ser Humano. Eu não posso concordar. Pode ser normal em muitos de nós, mas normal não é o mesmo que natural. Natural é algo que é da nossa natureza essencial, e essa provém de Deus. Nada que tenha origem Divina pode ser outra coisa senão o Amor. Por outro lado, normal é aquilo que a gente se habitua, se adapta e aceita como parte de si, dos outros ou do mundo. Mas nem tudo o que é normal para uns, o é para outros, certo? Então, para mim a inveja não é natural do Ser Humano, mas é muito comum entre a nossa espécie. E isso entristece-me, porque ela é a causa de todo o mal.

O pior é que nem sempre os invejosos são nossos inimigos, porque desses, quando os temos, sabemos o que esperar. E quando o invejoso é um amigo? Um colega de trabalho? Um familiar? Aí, é terrível minha gente, sentir que alguém que gostamos nos inveja de alguma forma.

Dizem que existe a inveja boa. Bem, isso não é inveja. Do tipo, eu saber que a amiga arranjou um emprego maravilhoso a ganhar 3 vezes mais que eu, e claro, eu gostaria da mesma oportunidade, mas não significa que sinta inveja. Pelo contrário, fico feliz por ela e desejo todo o sucesso possível. 

Só existe um tipo de inveja. Aquela que se manifesta através do ódio, raiva, desconforto, perante a felicidade alheia. E isso existe desde a época medieval, desde que o mundo é mundo, e tem sido a causa desde pequenos conflitos entre pessoas a grandes conflitos entre grupos, entre povos e culturas, porque o invejoso sempre quer possuir o que é do outro, é despeitado e de mal com a vida. Normalmente o invejoso é também extremamente infeliz porque um sentimento nocivo como esse faz mal a qualquer um.

Seria tão simples se essas pessoas entendessem que o semelhante atrai o semelhante, que ficando alegres com a alegria dos outros atraímos a mesma felicidade para nós, e que ao contrário, ao sentir inveja, raiva, frustração, etc, pelas conquistas de alguém, essa onda negativa cresce tanto a ponto de dominar a alma humana e condenar a própria vida ao fracasso. Custa entender isso? Infelizmente para muita gente custa. Essas pessoas não querem se dar ao trabalho de tentar compreender as Leis da Vida e preferem viver amarradas a crenças e hábitos antigos, cultivando o pior que há em si, em vez do melhor.

Há quem me pergunte se a inveja pode nos afetar negativamente. A resposta é sim, meus caros. E citando Fausto Oliveira, um famoso parapsicólogo brasileiro que tive a oportunidade de conhecer, "você pode até fazer uma tremenda macumba pra alguém com a cabeça deitada no seu travesseiro". Sabem o que isso quer dizer? Que tudo é energia, inclusive a inveja. Ao sentir inveja de alguém, desenvolve-se uma energia negativa que vai em direção à pessoa invejada e se esta não estiver preparada, pode vir a ser afetada por essa faceta do mal. 

Mas como nos podemos precaver da inveja, ou qualquer outra energia negativa? Orando e vigiando. Sendo do Bem. Praticando o Amor por Amor. Perdoando. Cultivando sentimentos nobres. Policiando os pensamentos, ações e palavras. Desta forma, não há inveja que nos afete, nem mal que nos chegue.

É preciso ter a capacidade de entender que o invejoso é alguém que talvez não tenha controle sobre esse ímpeto, pois nem sempre quem nos inveja é alguém que tem menos dinheiro, ou que seja menos bonito, etc. Simplesmente, existem pessoas que inconscientemente gostariam de ter acesso exclusivo a certas coisas, ou pessoas que não suportam a felicidade dos outros, mesmo que também tenham condições de desfrutar dessa mesma felicidade.

Complexo, não é? Porém eu penso que devemos sempre ser quem somos e aprendermos a reconhecer a índole de quem nos rodeia. Certas pessoas não podem participar da nossa intimidade, nem saber dos nossos planos. Certas pessoas não devem sequer tomar conhecimento das nossas conquistas, tudo isso para evitar o despertar da inveja. E além disso, como já citei antes, orar e vigiar. Se Deus é por nós, quem será contra? :)

Beijos meus com todo amor de sempre.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VAMOS FALAR DE TAPAS?

Oi gente, voltei. Hoje para falar de tapas, já que me encontro em terras espanholas.
Todo mundo já ouviu falar, mas talvez muita gente não saiba o que são ,afinal, as tais tapas. Pois bem, tapas são petiscos, entradas, ou como se diz no Brasil, tira-gostos. Elas podem ser servidas frias ou quentes antes das refeições e até mesmo substitui-las, pois são tão variadas e gostosas que se for provando uma de cada, perde e fome e fica bem almoçado. Eu que o diga.
Uma curiosidade: a palavra "tapa" significa tampa. É que antigamente existia o costume, no sul de Espanha, de se colocar uma fatia de pão, como uma tampa, sobre as taças de vinho para se evitar que eventuais insetos mergulhassem na bebida. Com o passar do tempo, as tapas foram se tornando mais incrementadas e hoje em dia são muito apreciadas na rica cozinha espanhola.
Quer um exemplo? Eles têm aqui um chouriço galego que é um delícia. É uma tapa. Ou patatas bravas que não são mais do que batatas coradas ligeiramente picantes e com um molho de coktail por cima. Fatias de pão torrado barradas com tomate. "Croquetas" de caranguejo. E muitas mais.
As tapas são tão populares por aqui que existem bares só de tapas, pois como já disse, eles não são necessariamente entradas. Podem ser um belo acompanhamento para uma sangría, um vinho, uma cerveja, um refrigerente, um suco, enquanto se passa um tempo na conversa com os amigos.
Então, não deixe de provar porque certamente você encontrará várias de que gostará, afinal, vir à Espanha e não experimentar as tapas não valeeeeee.
Bem, hoje fico-me por aqui.
Beijos meus, com o amor de sempre.
Paz e Luz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...