sábado, 7 de maio de 2011

TERAPIA HOLÍSTICA




Antes de mais, é sempre bom frisar que Terapia Holística é o nome que se dá a toda e qualquer terapia que siga os princípios do holismo, que concebe o indivíduo como um Todo e que não pode ser explicado nem entendido pela simples soma das suas partes. Este princípio cabe perfeitamente num outro, que defende que todo indivíduo é parte de uma mesma fonte, e que todos somos Um Só, na verdade.

Até poucos anos atrás, cerca de uma década talvez, pouco ou nada se ouvia falar nesse tipo de terapias no mundo ocidental, enquanto que no oriente eles são mestres no assunto e já as praticam há muito, senão desde sempre. Como exemplo de terapia holística, temos: Reiki, Aromaterapia, Florais de Bach, Cromoterapia e muitas outras, umas mais em voga que outras, umas preferíveis às outras, mas tudo depende do caso e também da inclinação do paciente para um determinado tipo de terapia do que para outro, embora todas sejam válidas e possam acarretar resultados positivos.

Também é importante lembrar que as terapias holísticas não substituem os métodos de tratamentos convencionais implantados pela ciência e pela medicina, mas que são, isso sim, terapias complementares ou alternativas. Inclusive, é bom que as pessoas entendam bem isso, é preferível que as terapias holísticas sejam usadas muito mais como prevenção de doenças do que como uma forma de cura para elas. Além das doenças físicas, elas contribuem para o bem estar do corpo e da alma do paciente, atuando como reenergizadores, equilibrando os chacras, eliminando o stress, a ansiedade, a depressão e muitos outros distúrbios emocionais/mentais que afetam tantas pessoas ao nosso redor, no nosso dia-a-dia e muitas vezes, dentro da nosso própria casa, sem que elas saibam disso e muito menos os outros que acabam por se afastar, para não dizer "fugir" da carga energética negativa que carregam.

De todas essas terapias, a que conheço melhor e a minha eleita é o Reiki. Quando decidi me tornar reikiana eu senti que estava apenas a fazer algo que tinha que ser feito. No meu caso, o uso das mãos para curar, energizar, acalmar, abençoar, equilibrar uma outra pessoa, é algo que me provoca uma enorme sensação de prazer, bem estar e relaxamento. O reiki explica isso, diz que o reikiano fica com 30% da Energia Vital que passa para outra pessoa e eu acredito porque depois de aplicar reiki em alguém eu sempre me sinto muito bem.

Não faço do reiki uma profissão, e só aplico a pessoas amigas quando se proporciona. Não é por nada, a não ser mesmo por falta de tempo, mas gostaria de um dia ter um pequeno consultório e atender "pacientes". Claro que isso iria me obrigar a cobrar pelas sessões porque eu teria despesas se abrisse um consultório e não há nada contra cobrar-se por sessões de reiki. Eu não o faço porque, como já disse, não é um meio de subsistência para mim porque tenho outro trabalho, mas sempre que posso eu aplico de boa vontade a qualquer pessoa que me conheça e me peça, e na minha filha, por exemplo, eu aplico todas as santas noites quando ela dorme.

Quanto a receber reiki de outra pessoa, faz muito tempo, uns dois anos, pois hoje aplico em mim mesma, mas posso garantir que a sensação é muito boa. Numa única sessão já se sente algo mudar, uma paz, uma conexão, um bem estar maravilhoso, e com a continuação do tratamento que deve ser de no mínimo 4 sessões, dependendo de cada caso, o paciente sente nitidamente uma melhora operar-se dentro de si.

Uma dúvida que muita gente tem relativamente ao reiki é se o terapeuta (reikiano) passa a sua própria energia para o paciente. Não! A resposta é não, pois o terapeuta é apenas um canal através do qual passa a Energia Vital de Cura, de Amor, de Equilíbrio e de Transformação.

Eu aconselho. Recomendadíssimo. Se você sofre de enxaqueca, ou qualquer outra doença, se precisa apenas de se harmonizar consigo mesmo e com o mundo, livrar-se das tensões diárias ou apenas prevenir tudo isso, procure um reikiano, ou outro tipo de terapeuta holístico e experimente. Mas, cuidado. Procure alguém que tenha boas referências. É sempre mais seguro.

Fiquem com Deus e mil beijos de luz para todos vocês.

2 comentários:

Rosalino disse...

Normal mente não consigo seprar as aguas quando se fala em terapias. Acho que a terapia em si deve ser uma mais valia para o ser humano. Seja terapia Holistica ou outra qualquer, requer sempre uma entrega total da pessoa que lhe vai estar sujeita.

Quantas terapias estão comprovadissimas e muitas vezes em certas pessoas não surtem os efeitos que delas se esperavam?

Como dizes e bem: " A terapia é parte de um todo que desse todo a parte principal é a pessoa.
Sem a sua entrega não será muito credivel que ela tenha o efeito positivista que se pede a essa terapia.

Rosalino

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Angel
Estive viajando por 20 dias e estou com as visitas em "dívida"... mas vou, aos poucos, recuperando o contato e apreciando o seu Blog que tanto gosto de fazer...
Espero que tudo esteja na perfeita paz!!!
O meu apreço fraterno
Deus seja a sua Força!!!
Fraternalmente,
Roselia (Orvalho do Céu)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...