quarta-feira, 4 de abril de 2012

SOS : ARRUDA & COMIGO - NINGUÉM - PODE

Boa noite a todos, é realmente um prazer estar aqui.


Não vou nem me desculpar pelos períodos de ausência (já o fiz antes), nem prometer que desta vez estarei aqui com a frequência habitual, embora, sim, essa seja a minha vontade pois sinto muita falta do blog. Vamos ver.


No entanto, caros leitores e amigos, desde o final do ano passado que tenho estado imersa em mil e uma coisas devido à minha mudança para o Rio. E como podem imaginar, o tempo não tem sobrado.


Vamos lá? Hoje vim "falar" sobre plantas. Quem gosta de plantas? 
Eu amo. E estou precisamente na fase de ajeitar um pequeno jardim na minha varanda. Além das plantas servirem como ornamento, dando beleza à qualquer ambiente, cuidar delas é uma excelente terapia. É maravilhoso quando a gente cuida de uma plantinha e a vê crescer e desenvolver-se a contento.


Já tenho uma orquídea branca muito linda, uma Bromélia vermelha, uma Kalanchoé (também conhecida como flor da fortuna) de flores vermelhas, um vaso de Crisântemos brancos, Lírio da paz,  Espada de São Jorge, Lança de São Jorge, Comigo - Ninguém - Pode, uma Pimenteira, Guiné, Arruda e  ervas aromáticas, como a Hortelã, Manjericão e Alecrim. Ainda não tenho a quantidade e nem a variedade que tinha em Luanda, Angola, mas aos poucos eu chego lá :)


As plantas, todas elas, são obras perfeitas da natureza e a cada dia que passa interesso-me mais por elas, pela diferença entre as espécies e pelas particularidades de cada uma. Repito, cuidar pessoalmente delas requer tempo, dedicação e nalguns casos bastante persistência também, mas nossa ... como vale a pena. Sinto-me revigorada cada vez que rego, tiro as folhas secas ou transplanto uma planta de um vaso para outro. Muito bom.


Hoje, entretanto, pedi socorro na Internet por causa de duas delas: a Arruda e a Comigo - Ninguém - Pode. 


No primeiro caso, estava super triste porque a minha arruda que, começou por se desenvolver satisfatoriamente quando veio para casa, ultimamente anda muito cabisbaixa. E pesquisando sobre o que poderia ser, descobri que a arruda é uma das plantas mais difíceis de se cultivar, assim como o Boldo :/ descobri também que além dela gostar de pouca água, bastando regar umas duas vezes por semana no verão, adora sol pleno, ao menos algumas horas por dia.


pé de arruda ( net )


Tcharammm! Será que agora vai dar certo? É que eu a tinha na varanda num lugar com bastante luminosidade, mas sem sol pleno. Desta feita mudei-a para o parapeito da minha cozinha onde o sol bate plenamente durante a manhã. Por outro lado, penso que talvez ela esteja reagindo ao excesso de água. Agora vou regar apenas duas vezes por semana e ver o que acontece. Espero que ela renasça firme e forte, e que cresça tudo que tem direito.


Bem, agora vamos falar da Comigo - Ninguém - Pode, denominação popular da planta cujo nome científico é Dieffenbachia Amoena. Não é surpresa para ninguém que esta linda planta ( sim, ela é linda ) além de ser muito usada em decoração de interiores por ser bastante resistente e não precisar de sol pleno, sendo portanto, uma planta fácil de cuidar, também é tida como um forte amuleto natural contra a inveja e todo o tipo de energia negativa.


comigo - ninguém - pode (net)




Se isso é verdade? Bem, não serei certamente eu a dizer que sim ou que não. Porém, posso assegurar que todas as plantas, sendo obras de Deus, filhas da Mãe Natureza, trabalham a nosso favor purificando o ar, filtrando as energias e nalguns casos, podendo ser usadas para fins medicinais. 


A razão pela qual algumas plantas, mais do que outras, ficaram conhecidas como plantas de proteção, eu não sei dizer. A Comigo - Ninguém - Pode, em todas as suas variações é um exemplo disso, assim como a Arruda, Pimenteira, Alecrim, Guiné, Espada de São Jorge, etc. O fato é que desde a antiguidade que isso se verifica. Sei, por exemplo, que desde os tempos mais remotos, os padres da Igreja Católica usavam a Arruda para a prática do exorcismo que sempre se realizava aos domingos. Portanto, não é verdade que tais práticas tenham a sua origem exclusivamente nas religiões de origem africana como muita gente pensa. 


Resumindo, a mim pouco importa até que ponto a verdade é mito, ou vice-versa. O que eu penso é que tudo aquilo em que a gente acredita produz efeito, e eu creio que as plantas podem servir sim como escudo de proteção contra o mundo energético negativo invisível, e que talvez a explicação não seja, no fim das contas, assim tão mirabolante.


E hoje, a senhora que faz faxina na minha casa, um amor de pessoa por sinal, veio-me dizer muito espantada que a minha planta estava chorando. É isso mesmo, chorando!


Na verdade eu já havia reparado que, desde que a coloquei na sala, ela fica sempre com umas gotas de água escorrendo pelas folhas. Também já havia notado o chão ao redor do vaso, molhado. Mas pensava que provavelmente enquanto ela ficava na varanda eu não reparava tanto como agora que ela fica bem ao lado do sofá da sala :/ será? 


Bem, de qualquer modo quis descobrir se existe alguma explicação para o fato constatado e assim, fiquei mais tranquila. Senão, vejam: "Todas as superfícies permeáveis da planta em contato com o ar podem transpirar, mas a atividade maior está nas folhas ... A transpiração da planta varia de acordo com alguns fatores ambientais ... Algumas plantas, ao invés de transpirar sob a forma de vapor, suam, eliminando água em abundância ... ou pela ponta das folhas, fenômeno denominado sudação ... A Caesalpinia pluviosa dos trópicos verte água de tal modo, que parece chover ao seu redor " ... Para saber mais, clique aqui




Eu fiquei satisfeita com a explicação, que indica que o choro da minha planta é apenas um fenómeno natural. Não obstante isso, amor  e carinho não vão faltar para nenhuma das minhas plantas, choronas ou não :)


Um beijo carinhoso na vossa alma.



p.s. espero, numa próxima oportunidade, ao invés de fotos retiradas da internet, postar fotos das minhas verdinhas lindas

4 comentários:

RUTE disse...

Oi Angel,
esqueceu a BC Amor aos Pedaços?
Estamos em plena 2ªfase, fase do Desencanto.
Se quiser ainda pode participar mesmo fora de data. Não tem problema.

Passa lá no PublicarParaPartilhar e vê se se inspira nas diversas participações. Estão um MUST!
Beijo além-mar.
Rute

Unknown disse...

O boldo até que eu não acho não, mas a arruda já é uma planta mais melindrosa. As vezes uma mudança de tempo, um exagerozinho na rega ou na exposição ao sol, e a planta fica meio que "jururu". Enfim, a arruda é uma planta meio birrenta, meio difícil da gente entender o que ela quer.
Já o boldo eu costumo plantar, pelo galho, na fase de lua crescente.

Um grande abraço!

Mcio disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

Carla disse...

Amei o post e as dicas!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...