quinta-feira, 19 de maio de 2011

ANSIEDADE ... UM INIMIGO INVISÍVEL

imagem retirada da Internet

Fico pasma, e as vezes até aborrecida, quando me deparo com pessoas que em pleno século 21 ainda ignoram o que é a ansiedade, e pior, julgam e cometem injustiças para com quem sofre dessa doença, que na verdade, trata-se de um distúrbio mental que afeta muitas mais pessoas do que imaginamos, desde aquelas que apresentam sinais evidentes e irrefutáveis com sintomas que falam por si, até aquelas que não aparentam nada, e cuja ansiedade só é percebida por alguém com uma percepção um pouco mais aguçada.

Conheci há poucos meses uma pessoa assim. Ela é, supostamente, hiper alegre, vive a mil a hora, não pára quieta, fala pelos cotovelos, veste-se bem, é bonita, tem classe e um coração de ouro. Para a maioria ela não tem problema algum, mas não foi difícil para mim identificar nela alguns traços de ansiedade controlada. Como? Ah, essa é uma pergunta meia difícil de responder. Foi alguma coisa no fundo dos olhos dela que me mostrou que independente da sua sonora gargalhada e da sua aparência sempre impecável, havia uma sombra, uma marca latente de um acontecimento triste no passado, talvez, ou um conjunto de situações difíceis atravessadas ao longo da sua vida.

Lembro-me que lhe disse isso uma vez durante um almoço rápido e sem tempo para delongas, interrompendo-a enquanto, como sempre, ela discorria animadamente sobre alguma coisa, dizendo: "És uma pessoa que já sofreu muito, que já teve muitos problemas ... algo como ... síndrome do pânico, talvez?" Ela ficou séria e sem jeito repentinamente, e eu senti-me péssima como se tivesse invadido uma propriedade privada. Mas então ela perguntou-me quem me havia contado, e se fora "a fulana"? Eu garanti-lhe que não, e assim confessou que já estivera internada com problemas derivados de estados ansiosos, como a síndrome do pânico, uma coisa que muita gente não entende, faz pouco caso e até piadas de mau gosto, mas apenas por pura ignorância. Se soubessem o que é atravessar uma tempestade como essa, se tivessem sentido na pele, se tivessem tido alguém muito próximo passar por um problema sério como esse, aí então se calariam envergonhados.

A ansiedade existe em diversos graus, e até determinado ponto ela é uma característica "normal" do Ser Humano. Todo mundo fica ansioso na hora em que a mulher, irmã, filha está a dar a luz na sala de parto, ou antes de uma entrevista de emprego do qual dependa o sustento da sua família, final de copa de mundo, etc. Mas até aí tudo bem, nada de alarmante. Os problemas surgem quando isso transforma-se numa doença e toma conta da vida das pessoas, apresentando diversos sintomas tais como tremores, palidez ou rubor, sensação de fadiga, necessidade de comer doces, falta de energia, ou excesso da mesma, dificuldade em falar, em andar, em respirar, ou tonturas, palpitações, despersonalização (a pessoa sente que está a observar o mundo,questiona-se sobre a realidade e põe em causa a própria sanidade mental),vazio interior, falta ou excesso de apetite, resultando em perda ou ganho rápido de peso em pouco tempo, evoluindo muitas vezes para ataques de pânico ... enfim, os sintomas variam conforme o tipo e o grau da ansiedade, e também conforme as causas.

Acho que a ansiedade é um reflexo, inúmeras vezes, dos medos mais ocultos que as pessoas cultivam dentro de si mesmas, frustrações originadas por crenças falsas incutidas desde a mais tenra infância e alimentadas ao longo da vida. Ela pode ter várias causas, inclusive químicas, o fator psicológico, como já citei, hereditariedade, etc, mas o segredo para vencer esse inimigo invisível e quase sempre desconhecido até ser descoberto, é que cada pessoa que se veja perante essa doença persista até que aprenda a olhar para si mesma e reconhecer em si a sua verdade, o seu Eu, que procure aceitar-se como é, que faça algum tipo de terapia, convencional ou alternativa, desde que dê resultados, não importa. Que veja uma luz no fundo do túnel, que saiba que a ansiedade tem cura, e o tratamento não tem que passar necessariamente por remédios, excepto nos casos mais graves. Que procure grupos de pessoas que passam pelo mesmo, pessoalmente ou pela Internet, que tenha fé em Deus e assim, seja abençoado com a paz de espírito.

Lembre-se, Deus nunca abandona os seus filhos.

Beijos com amor ...

Um comentário:

Rosalino disse...

Hoje em dia vivemos co o sentimento de ansiedade em relação ao futuro e ao que ele nos reserva.
Queremos antecipar os dias e os momentos que virão, esquecendo-nos que esse tempo de é dado por Deus, é para ser vivido ao segundo.

E quando nos apercebemos de tanto pensar no futuro e nas dificuldades que este Mundo moderno nos reserva.
Ficamos com um atraso de tempo, porque o desperdiçamos com pensamentos que não nos trazem benesse nenhuma.

E ainda elevamos mais a ansiedade de recuperar esse tempo já perdido.

A ansiedade por deturpar em muito o nosso raciocínio.
Mas o pior é quando ela não nos deixa viver o momento presente.

Obrigado pela tua partilha.

rosalino

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...