quinta-feira, 16 de junho de 2011

LUA CHEIA ... DE ENCANTOS E MISTÉRIOS

imagem da internet



Conhecida como a lua dos amantes apaixonados, a Lua Cheia é um espetáculo que eu pessoalmente amo, e não me canso de apreciar.  Acho-a linda, fascinante e misteriosamente envolvente. Quando é possível estar a beira mar, deitada na areia, simplesmente deixo-me levar pela magia que dela emana. Sinto-me sempre mais forte, mais decidida, confiante, e embora não seja uma mulher supersticiosa, reconheço que muitas coisas estão muito além do nosso entendimento, e não cabe a mim decidir sobre a veracidade ou não de inúmeras teorias ligadas às fases da lua, e em especial à Lua Cheia.

Dizem que a Lua Cheia simboliza a plenitude, e que é quando tudo aquilo em que apostamos atinge o seu nível máximo de potencialidade. Dizem também que o nosso inconsciente aflora com muito mais facilidade, que ficamos mais receptíveis, mais sensíveis às vibrações que nos envolvem. Dizem também que essa fase da Lua nos concede um certo poder, desde que o invoquemos e o saibamos reconhecer.

Desde a antiguidade que muitas coisas têm sido difundidas sobre a lua. Muitas delas são mitos, outras porém, quem sou eu para duvidar, quem sabe tenham alguma coisa de verdade. Vamos analisar algumas:

- Associada à fertilidade, diz-se que em noites de Lua Cheia regista-se um maior número de nascimentos. No entanto, os estudos e pesquisas têm sido contraditórios. Uns confirmam, outros nem por isso.
- No campo, essa fase da lua determina o momento de colher ou de podar.
- Comportamento humano: tanto pode afetar o Homem de maneira positiva ou negativa, dependendo da sua própria natureza. Por exemplo, será mera coincidência que os loucos sejam chamados de lunáticos? Ou será que a Lua realmente afeta essas pessoas mais dramaticamente quando se encontra Cheia? Que relação pode existir, afinal? Eu não sei responder, mas que está "provado" que isso se verifica, está. Assim como animais como gatos, cães e lobos podem ficar mais agitados nessa fase. E por falar em lobos, quem não conhece a lenda dos lobisomens que se transformam precisamente em noites de Lua Cheia? Bem, eu não conheço nenhum lobisomem :) mas há quem acredite que eles existem.
Outro ponto curioso é a suposta relação de crimes violentos ou suicídios com a Lua Cheia. Será que tudo isso tem mesmo um fundo de verdade, ou são apenas mitos e lendas antigas?

A ciência tem buscado respostas para essa pergunta ao longo dos anos, e parece-me que não tem sido fácil deitar muitas dessas "mentiras" por terra.

No entanto, que a lua afeta as marés todo mundo sabe. O que todo mundo não sabe é que a lua não é responsável por isso sozinha. Tudo está ligado à força gravitacional que age sobre a terra. Quando? Principalmente nas Luas Nova e Cheia. Bom, pelo menos para isso a ciência tem uma boa explicação: é nesse período que os astros sol e lua se alinham com a terra. Isso explica o fenómeno da subida da água dos oceanos em todo o planeta.

No entanto, a força gravitacional que o sol exerce sobre a terra é 175 vezes maior que a da lua, e apesar disso a lua ainda é a maior responsável pelas marés da terra. Para explicar perfeitamente as causas disso seria preciso uma exposição muito precisa em termos de cálculos físicos que eu, definitivamente, não estou apta para fazer.

Todavia, como o objetivo desse post não é esse, e sim reverenciar a Lua por toda a sua beleza, fascínio e mistério, para mim a Lua Cheia é puro encantamento, e não escondendo o meu lado místico, gosto sim de admirá-la, de acender uma vela branca em noites de Lua Cheia, de sentir que algo mais forte se manifesta em mim quando invoco esse poder divino, pois vejo o Criador em toda a Sua Obra. Inclusive na Lua Cheia ... Lua Cheia de Amor.

Que assim seja. Bem haja. Muitos beijos na alma e, aproveitem a Lua Cheia esta noite.

obs. na verdade a Lua esteve 100% cheia ontem, que era quando eu queria ter escrito esse post. Hoje ela já está só a 98%, mas julguei ainda válido escrever sobre ela.

4 comentários:

Rydi disse...

Amo a Lua!! quando eu era pequena passava horas olhando pra ela e tinha um desejo enorme de conhecer rsrsrs. Na adolescência fantasiava muitas coisas com os paqueras em relação à lua XD. Hoje cresci e apareci.

Saudades! ainda bem que apareceu!!

bjss

Anônimo disse...

Angel querida,

Que delícia de post, um assunto que encanta a todos.
Eu sou uma grande seguidora das Fases da Lua, meu corte de cabelo por exemplo, é sempre baseado em sua Fase.
E estamos sendo sempre influenciados por ela, não adianta os mais incrédulos acharem o contrário.

Um Lindo e abençoado final de semana para você e sua família minha amiga.

Beijo grande em seu coração!!!

Unknown disse...

Que lindo texto! Sou completamente encantada com a lua em todas as suas fases, mas a lua cheia realmente mexe com algo místico dentro de nós!Vc escreveu esse post a 5 anos atrás e só agora vi, e como estou contente em Vc partilhar sua sabedoria! Um abraço querida! Felicidades!

Unknown disse...

Os grandes segredo da prosperidade estão escondidos, criam estas misticas para afastarem da prosperidade, para um número reduzido de habitantes governare e gozarem da prosperidade, este é o momento de emanar todos sentimentos e propósito positivo para então haver uma grande telepatia, crê que terás o que pedires.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...