quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMO CONHECER BARCELONA

Amigos queridos, como podem imaginar, não tem sido possível postar com mais frequência durante estas férias pois passo a maior parte do tempo na rua. Mas este blog é um compromisso comigo mesma e com todos vocês, com muito prazer, por isso vamos lá conversar um pouco.

Barcelona é uma cidade fantástica. Não encontro palavras suficientemente boas para descreve-la, mas garanto que não vai se arrepender de conhece-la. Se por acaso estiver a programar uma viagem a esta cidade que tem tanto para oferecer, sugiro que ao chegar, comece por comprar o bilhete para o Barcelona Bus Turistic. Custa cerca de 22 euros para dois dias. Se quiser pode optar por 24 horas, o bilhete fica pouco mais barato, mas dois dias é melhor porque com esse bilhete pode-se descer e subir quantas vezes desejar. Ele pára em determinados pontos, então é só descer onde quiser, e depois voltar a apanhar no mesmo lugar para seguir viagem. É um serviço super organizado e regular, pois o Bus passa de 10 em 10 minutos, no máximo, em cada paragem. Vale dizer ainda que começam a circular das 9 da manhã às 9 da noite, mais ou menos. Ah, outra coisa importante. A cidade está dividida em três rotas, que são a vermelha, a azul e a verde, e cada Bus segue uma rota. É só prestar atenção. Se quiser, pode trocar não só de Bus como de rota nas paragens que têm correspondência umas com as outras. Eu acho super prático porque dá para conhecer tudo que interessa e ainda dão os fones de ouvido em cerca de 10 idiomas para que enquanto passeia possa conhecer com detalhes a história da cidade. Para mim, a rota vermelha é a mais interessante.

Onde ficar hospedado? Bem, claro que isso depende do bolso de cada um, mas sem sombra de dúvida que o melhor é ficar no centro da cidade. E quem disse que aqui só existem hotéis de luxo? Nada disso. Tem desde os albergues aos hotéis de 5 estrelas. Como eu disse, é uma questão de bolso.

Eu fiquei hospedada na Via Laietana, a "dois" passos da Catedral de Barcelona, do Bairro Gótico, da Plaça Catalunya, da La Rambla e da Marina. Todos esses lugares são obrigatórios para quem vem a Barcelona pela primeira vez. Um pouco mais longe, mas nem tanto assim, no Bus é uma questão de minutos, fica a Basílica da Sagrada Família, o Passeíg de la Gracía e a Avinguda Diagonal. 

O que eu mais gostei em Barcelona? A Basílica da Sagrada Família, o sonho de Gaudí. É uma obra monumental e ímpar que ainda está em construção, imaginem. Gaudí viveu mais 50 anos depois do início da obra e não a viu acabada. Entretanto, o término da mesma está previsto, segundo li algures, para 2025. Eu não posso explicar. É tão grandiosa, tão fenomenal, tão rica, tão minuciosa que deixa qualquer um de boca aberta. Para entrar tem que se pagar 12.50 euros, mas não tem como não pagar. A fila é imensa mas anda super depressa. Uma vez lá dentro, pode-se tirar fotos, do pátio e do interior, visitar o museu que conta a história da Basílica que foi proclamada assim somente em 2010 pelo Papa Bento XVI. 

Em segundo lugar, a Catedral de Barcelona. É! Tenho fixação por Igrejas velhas, eu sei :) Embora menor e menos imponente, é outra grande obra. A entrada custa 6 euros e não são permitidos trajes como shorts e tops. Caso vá assim, poderá comprar uns panos indianos lindíssimos que se vendem diante da Catedral e cobrir-se. Compre uma vela para acender lá dentro (mas nos jardins que ficam dentro da construção). Fiquei maravilhada com tantos altares de santos, todos eles soberbos, maravilhosos. A pia baptismal, a nave da Igreja, os vitrais, a capela para oração. Tudo um espanto. As minhas primeiras palavras, ao entrar, foram: "Meu Deus ..."

O Bairro Gótico tem vestígios da muralha romana que circundava a cidade. Não sei explicar porque razão, mas andar por ali, por aquelas ruas estreitas, observar aqueles edifícios antiquíssimos, é algo que me fascina. Existem vários restaurantes e cafés onde se pode descansar, beber uma água, um café, comer umas tapas, enfim, isso se não tiver pressa.

A opção das excursões em grupo são bem interessantes e tem muitas vantagens, como ficarem mais baratas, terem um guia e um roteiro bem preparado, além da possibilidade de se fazerem amizades. Porém, ainda prefiro organizar a minha própria viagem porque gosto da liberdade de acordar quando me apetece, virar na esquina que me chama a atenção, parar para tirar uma foto de uma parede que ninguém achou graça, etc, e numa excursão não dá para fazer isso. Tem que se seguir o programa estipulado e todos os seus horários. Quem sabe um dia ...

A Plaça da Catalunya é grande, ampla, linda, com umas fontes e esculturas encantadoras. Durante o dia há centenas de pombas por ali que vêm comer na sua mão. Custa 3 euros o saquinho de comida para as pombinhas. O ambiente nessa praça é super jovem e descontraído.

La Rambla é uma passadeira enorme que começa na Plaça Catalunya e desce suavemente até ao mar onde se encontra uma estátua de Colombo. Nessa Rua é preciso cuidado com os carteiristas, conheço pessoas descuidadas que já foram ali assaltadas. É que tem muita gente e se não prestar atenção ... tem vários cafés, restaurantes, lojas e "barracas" de souvenirs que vendem de tudo, desde postais, imãs, bonés, t-shirts, e muito mais com os dizeres "Barcelona", "España", etc.  Se gosta de agitação, não pode deixar de passear por lá.

Mais calmo, embora também muito frequentado é o Passeíg de la Gracía, a Rua das grifes famosas. Lá poderá encontrar a Louis Vuitton, Dolce & Gabana, Carolina Herrera, Gucci, Armani e muito mais. Tem também lojas mais acessíveis como a Zara, a Mango, a Sprit, H&M, etc. Entre uma loja e outra, ou mesmo que não vá fazer compras, sinta o prazer de se sentar numa daquelas esplanadas e apreciar o movimento e a energia da cidade.

A Marina de Barcelona é outro lugar imperdível. Dali saem cruzeiros diários pelo mediterrâneo e não só. É o porto mais movimentado da Europa e tem uma vista linda. O mar de um lado, com os navios, os iates, os catamarãs, as montanhas verdes do outro e a cidade velha logo ali. Um sonho.

Bem, por hoje chega porque esse post já ficou longo demais, não é? Obrigada pela vossa presença e carinho :)

Até breve e muitos beijos com Amor, Paz e Luz.


Um comentário:

Rydi disse...

Aiiiiiii que vontade, não fala em sol, mar que eu fico doida :P. A Holanda é fria, plana e escura :/, estamos no verão e só tem tempo de chuva affff.

bjsss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...