domingo, 24 de julho de 2011

ERA UMA VEZ ... EM BARCELONA

Queridos amigos leitores, cheguei à Barcelona. De Lisboa para cá, de avião, 1h e 20 de voo mais ou menos. É caso para dizer ... Nossa, que cidade! E ainda não vi nada, mas estive nessa praça aqui em baixo:
É a Plaça Catalunya ( foto da internet ) e é definitivamente o máximo. Nunca vi tanta gente a circular por uma praça antes. Bem localizada, fica perto de tudo. É só atravessar a estrada e lá está El Corte Inglês, famosa loja de departamentos espanhola, a Fnac, Hard Rock Café, Mac Donalds, Burguer King e uma série de outras lojas e restaurantes. Las Ramblas também ficam logo ali e sabe-se lá mais o quê que não descobri ainda.

Esta é uma cidade cosmopolita, agitada, alegre, onde se cruza com árabes, negros, e turistas de todas as partes do mundo. Mas quanta gente ... é uma cidade alto astral, por supuesto :) achei fantástico o monte de bicicletas disponíveis para aluguer e pretendo passear pedalando por Barcelona em breve. Compra-se um passe por um tempo determinado e pronto. Pode ir para onde quiser e depois estacionar a bike em qualquer um dos pontos espalhados pela cidade.

Fiquei encantada com a descontração das pessoas que na falta de bancos livres se sentam no meio da praça, algumas trazendo comes e bebes de restaurantes próximos. Eu fiz isso e achei uma delícia estar sentada no chão, que aliás é limpíssimo, sob uma noite maravilhosa de verão. Nem aquele calor sufocante, nem frio.

Pelo que vi até agora, os espanhóis são super simpáticos. Dão-nos as boas vindas, se pedimos uma informação respondem com amabilidade e o atendimento nos restaurantes e lojas vem sempre acompanhado de um sorriso nos lábios.

Barcelona é muito rica do ponto de vista cultural também. Tem vários museus, e uma série de lugares que pretendo visitar nos próximos dias, como a Catedral de Barcelona, La Sagrada Familia, etc. Outra coisa que também acho lindo e não quero perder é um Show de Flamengo, uma dança de origem cigana.

Ah,não posso deixar de falar da arquitetura da cidade. É de tirar o fôlego. Isso para quem aprecia a arte antiga, pois certamente que esta cidade tem uma parte nova, mas a zona onde me encontro, o berço da cidade e o centro de tudo que mais interessa por aqui, é constituída por edifícios antiquíssimos que embora tenham sido totalmente restaurados, mantêm a fachada original, o que eu pessoalmente acho um charme. Simplesmente deslumbrante.

Estou a amar estar de férias. Precisava mesmo de sair da rotina, recarregar as baterias, e que melhor maneira existe para fazer isso do que viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, novos povos? São oportunidades únicas de aprendizado e experiências que levamos pela vida afora. Aqui ou ali, não importa, pois todos os lugares têm o seu encanto, seus mistérios e seus tesouros valiosos que se levam guardados no coração.

Beijos meus. Muita Paz e muita Luz para todos. Bem haja.

Um comentário:

Rydi disse...

Amiga, vc tá fazendo um tour pela Europa e não vai passar por aqui?? :( puxa, adoraria te conhecer pessoalmente, vc é uma das poucas pessoas que admiro. Mas tá bom, curta mesmo pois a Espanha é linda!!! :)

bjsss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...