sexta-feira, 15 de julho de 2011

Começando por Lisboa ...

Este não é um blog sobre viagens, mas como estou de férias decidi ir registando aqui os lugares por onde for passando, dando dicas diversas, sugestões, opiniões, etc. Acho que pode ser interessante, principalmente se puder ajudar alguém que busque informações dessa natureza.

Pois é, começando por Lisboa porque foi para cá que vim diretamente de Angola, depois de um voo de longo curso com 7 horas de duração. Foi um voo noturno, mas mesmo assim, e ainda que tendo viajado em classe executiva, cheguei exausta porque nenhuma poltrona de avião é igual a nossa cama. Bem, pelo menos até agora. Nunca se sabe a invenção de amanhã, não é? :)

Lisboa é a capital de Portugal e a maior cidade deste pequeno país europeu. Já estive aqui muitas vezes, desde criança, pois descendo de portugueses, e garanto que vale a pena conhecer. No verão o céu é azulão e o inverno é ameno, isso em comparação com os invernos rigorosos mais ao norte do velho continente. Para mim, que vivo em África, é um frio de rachar hehehehe mas com as roupas apropriadas não é nada que não se suporte com facilidade.

O povo português não é parecido com o brasileiro ou o angolano, que por natureza são alegres, extrovertidos, descontraídos. O português é mais sério, mais reservado e confesso que nos tempos em que aqui vivi na minha adolescência, uma coisa que me fazia imensa confusão era não dizer mais do que "bom dia" ou "boa noite" aos meus vizinhos do lado, durante anos. Eles simplesmente não davam abertura. Perguntava-me como podiam viver tão sisudos? Mas entretanto também pude compreender que isso é bem relativo, pois fiz lindas amizades naquela época e hoje em dia, devo dizer, tenho a impressão que o português mudou, abriu-se mais, está mais receptivo e menos fechado. Já se entra num taxi, numa loja, restaurante, e é-se recebido com um sorriso e tratado com simpatia. Isso é bom. Talvez seja influência da imigração que não é pequena por aqui.

O que fazer em Lisboa? Depende do propósito da sua viagem, porque por aqui pode-se fazer de tudo um pouco. Agora no verão é possível desfrutar das praias na região de Cascais e Estoril, super bem frequentadas, com esplanadas para todos os gostos e bolsos. A vida noturna também é bem agitada com os inúmeros bares, discotecas e boites de todos os tipos. Diversão não falta por aqui.

Está farto de praia? Não curte baladas? Não tem problema. Gosta de cultura e arte? Que bom, porque Lisboa tem uma rica história antiga e um estilo de vida moderno. Eu pessoalmente, gosto muito de passear pela Baixa. É a parte velha da cidade e super charmosa. Tem muito para ver, por isso o ideal é fazer um citytour. É divertido ir lá em cima no autocarro (ônibus), as crianças adoram, é ótimo para tirar fotos dos monumentos e tudo que lhe interessar, e ainda fica-se a conhecer todos os pontos turísticos da cidade.Fantástico para quem vem pela primeira vez, aqui ou em qualquer parte do mundo que disponha do serviço. Existem duas ou três empresas no mercado, eu ontem escolhi o Yellow Bus. Paga-se 19 euros (adultos ) e dá direito a 48 horas de passeio pelas duas rotas disponíveis que atravessam a cidade mostrando (quase) tudo que vale a pena. As crianças não pagam nessa modalidade, mas se escolher a outra, 15 euros por adulto e uma rota só, pelas mesmas 48 horas, aí as crianças até aos 12 anos pagam 7 euros. Barato não é, mas insisto que vale a pena em especial para quem vem pela primeira vez.

Ali mesmo na zona da Baixa tem umas praças que quem vem a Lisboa não pode deixar de conhecer, como a Praça do Comércio que é a mais linda na minha opinião. Também é conhecida como Terreiro do Paço, em referência ao palácio que existiu naquele lugar durante 400 anos antes do terramoto que assolou Lisboa em 1755. No meio da praça ergue-se uma estátua equestre em homenagem ao Rei José I, Rei de Portugal na época em que se deu o terramoto. Vale dizer ainda que essa praça foi a principal entrada marítima para Lisboa, podendo-se ainda hoje ver a escadaria em mármore que sai do rio Tejo em direção à Praça. E tem mais. É nesse lugar também que se localiza o café mais antigo da cidade, o Martinho da Arcada e que teve sentados às suas mesas personalidades como Fernando Pessoa e Amália Rodrigues, a rainha do fado.

A outra é a Praça da Figueira, mais movimentada por ser um ponto de passagem para a Estação do Rossio, cheia de gente de todas as partes do mundo, muitos restaurantes, esplanadas, cafés, hotéis, etc. Muito agradável andar por ali.

A torre de Belém é outro monumento digno de ser visitado. Sabia que ela havia sido construída para servir de fortaleza e como parte de um plano para melhorar a defesa de Lisboa na época dos descobrimentos, mas ignorava que posteriormente também serviu de prisão política a partir da ocupação filipina em 1580, mas em 1983 a Unesco classificou-a como Património Cultural de Toda a Humanidade. E por falar em Belém ... ninguém pode vir aqui e deixar de provar os famosos Pastéis de Belém. São pastéis de nata, um doce típico português, e os melhores são, sem dúvida, os Pastéis de Belém. Uma delícia tentadora para quem gosta de doces.

Sobre compras, tem a arborizada Avenida da Liberdade, cheia de lojas caras, de marcas internacionais como a Louis Vuitton, Prada, Armani, Massimo Duti, etc. Vale a pena conhecer, nem que seja para alimentar a vista :) No entanto, há vários Shoppings Centers pela cidade, sendo o Colombo um dos mais frequentados pela sua fácil localização e por ser um dos maiores. O Vasco da Gama é um dos mais modernos, de arquitetura futurista, e fica na zona nova da cidade construída por ocasião da Expo'98, evento que aliás, foi um grande sucesso. 

Existe ainda o Amoreiras Shopping, mais pequeno e para muitas pessoas melhor por ter um ambiente mais selecionado, assim como o Cascais Shopping por se situar longe do centro e ter como clientela, maioritariamente, os moradores dessa área "nobre", e turistas.

Mas Lisboa é muito mais. Existem muitos palácios a visitar, castelos, mosteiros, museus, jardins e atrações como o Oceanário de Lisboa que é o maior da Europa e o 2º maior do mundo. Um espanto. Vou levar a minha filha lá de novo porque quando a levei, anos atrás, ela era bem pequena. Ela vai amar ver os tubarões do outro lado do vidro ... ai, que medooooooo :) sério, é uma sensação que me aflige um pouco. Bobagem, né? Enfim ...

Existem ainda regiões próximas a Lisboa que são lindas, como Sintra, Mafra, etc, e que tornaria esse post imenso se as fosse descrever a todas. Então, é melhor ficar por aqui hoje e ir falando de cada lugar, se possível postando fotos tiradas por mim, a partir de agora. Que tal? Farei uma espécie de diário de férias com o intuito de compartilhar com todos vocês e oferecer dicas práticas a quem precisar. Qualquer coisa, é só perguntar. Aproveite que eu estou por aqui :)


Beijos muitos ... todos ... com o amor de sempre.


4 comentários:

Rydi disse...

Haaaaa danadinha!! vc está por essas bandas? quando vai vir aqui pela Holanda? Podemos nos conhecer pessoalmente, vai ser maravilhoso :D.
Venha, venha!!!

Acredita que ainda não conheço Portugal? tenho medo de ir pra lá por causa da xenofobia deles em relação à brasileiros. Um dia talvez eu vá.

bjsss

Rosalino disse...

OLá Angel. Seja muito bem-vinda a este Portugal.
Mas gostaria de poder dar uma pequena dica este pequeno Pais que apesar da sua pequena área, tem muitas diferenças em todo o seu territorio.

Gostaria que um dia fizesses uma visita ao Porto a toda a região Norte.
Sentirias enorme diferença, quer nas pessoas quer na cultura e até nas paisagens em si.
Sou Portugues.
Mas considero-me muito Nortenho.
E sempre que vou a Lisboa ou ao Sul do Pais, até estou a milhares de quilómetros dessa região que eu adoro.
Se ainda não conheces, deverias fazer uma passagem por estes lados. Irás ver que mesmo sendo um pequeno território, tudo é bem diferentes neste Norte que adoro.

:)

Rosalino

Priscila disse...

Lisboa, já ouvi falar muito bem desta terra, tenho muita vontade de conhecer também...
Acho tão bunitinho o sotaque português... hehe
Beijos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Angel. Estive em Lisboa por dois dias apenas, mal conheci, mas o que vi me agradou muito. Com certeza, farei de tudo para conhecer essa bela cidade com mais tempo. Saudades de você. Beijos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...