quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANO NOVO - SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES

imagem da Net




A aproximação de um Novo Ano causa reboliço em quase todas as partes do mundo. Em todos os aspetos possíveis e imaginários. Hoje vou falar sobre algumas das superstições, crendices e curiosidades que giram em torno desta data, anualmente, o 31 de Dezembro.

Um dos costumes mais populares, principalmente no Brasil, e que já foi adoptado pelos angolanos, é o uso de roupa branca na passagem do ano. O branco representa a Paz, o Amor e a Boa Sorte, e é suposto atrair tudo isso na nova etapa da vida que se avizinha. Esse costume tem a sua origem no Brasil, com a popularização das religiões africanas. Disso eu não sabia, mas faz sentido que assim seja.

Também há quem faça questão de usar uma calcinha, ou cueca, nova. Dizem que é bom para a vida sentimental, em especial para quem quer ou está no começo de um relacionamento. A cor desta peça é que varia. Tem gente que usa branca, mas há quem prefira amarelo ou vermelho.

Para atrair dinheiro, muita gente usa uma peça ou acessório na cor amarela. O amarelo é uma cor vibrante que lembra o ouro, daí a relação. Pode ser a calcinha (cueca), um lenço, uma gravata, um par de sapatos, as meias, um laço no cabelo, uma bolsa ou ainda, se não quiser exibir o amarelão, pode ser uma fita dentro da bolsa ou do bolso.

Outra coisa que se usa muito em Angola, e penso que seja herança de um hábito de origem portuguesa, é depositar 12 passas de uva na taça de champagne na hora do brinde. É necessário que se beba todo o líquido e que se comam as passas que representam cada mês do ano, mentalizando coisas boas.

Há quem pule 7 ondas e deite flores no mar para atrair boa sorte e homenagear Yemanjá. Mais uma vez, esse costume é uma herança cultural de algumas religiões afro-brasileiras.

Também tem quem coma 7 partes de uma romã, cujas sementes devem ser guardadas na carteira durante todo o ano para atrair dinheiro.

Existem ainda simpatias relacionadas com a casa, que deve ser varrida de trás para frente e estar muito limpa para espantar toda e qualquer energia negativa. Tudo que esteja estragado, partido (quebrado) deve ser deitado fora, inclusive nenhum lixo deve permanecer dentro de casa.

 Acender velas, quer em casa ou na praia também é uma simpatia que muita gente faz. A chama da vela para alguns representa a ligação com Deus, e para outros, aqueles que acendem na praia é outra forma de homenagear Yemanjá.

Na verdade, existem inúmeras simpatias que podem ser feitas consoante a crença e os hábitos familiares e/ou culturais de cada um. Se uns adoptam umas e outras não, ou se não fazem nada disso, é uma opção pessoal. E na minha opinião, se não faz nenhum bem, mal também não faz, portanto, que cada um proceda como gosta, da maneira que preferir e da forma que se identifica com o seu jeito de ser, suas crenças, etc.

No meu caso, eu costumo usar roupa branca na passagem de ano. Para mim o branco representa pureza, paz, amor, luz e como as cores têm energia eu gosto de usar branco.

Na minha família, também temos por hábito colocar as 12 passas dentro da taça de champagne na hora do brinde e também costumo dar 3 pulinhos com o pé direito hehehehe.

Pessoalmente, gosto de acender uma vela durante a ceia e deixar que ela vá queimando a medida que o Ano Novo chega. Se não estiver em casa e não puder fazer isso, faço no 1º dia do ano.

São coisas simples, coisas minhas, e é claro que não chego ao extremo de pensar que se não fizer tudo vai dar errado, ou coisa parecida. Mas faço porque gosto, porque me sinto bem, até porque aquilo que determina a nossa vida não é nenhuma dessas simpatias e sim cada escolha que a gente faz. No entanto, tal como algumas coisas não me dizem nada, do mesmo modo não tenho nada contra. O que vale mesmo é a Fé, e tudo aquilo que fazemos acreditando, se torna realidade.

Beijos, muitos beijos na vossa alma, vossos corações, e mais votos de Feliz Ano Novo. Entre com o pé direito, tá? :)




p.s. Em adaptação ao Novo Acordo Ortográfico

2 comentários:

Cris Medeiros disse...

Gosto dessa época, mentalizo coisas positivas, mas simpatias de final de ano, já não tenho mais paciência pra nenhuma... rsrs.

De qualquer maneira fica a dica para quem acredita, curte e faz.

Um excelente 2012 pra ti!

Beijocas

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga. Que 2012 seja um ano muito especial para você e todos os seus. Beijos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...