domingo, 21 de agosto de 2011

FIRENZE ... CAPITAL DA TOSCANA

Continuo a minha viagem pela Italia.
Peço desculpas por ter pouco tempo para visitar todos os blogs que sigo com prazer, mas como podem imaginar, quando se esta de férias o tempo voa. Queria postar as fotos, fazer postagens mais bonitas, porém nao tenho como. E para piorar, decidi deixar o meu lap top em Lisboa, o que me obriga a usar os computadores dos hotéis, e no caso, acento so mesmo na letra (é) :) Mas voces me entendem, né?

Bem, sai de Roma de comboio, a partir da estaçao ferroviaria Roma Termini. Super facil chegar la. Primeiro, faz parte dos circuitos dos tais auto-carros (onibus) turisticos, ou entao, se nao tiver muita bagagem pode perfeitamente apanhar um metro que o deixara exatamente ali.

Pode comprar o bilhete através de uma agencia de viagens, cuja unica vantagem é evitar eventuais filas. Eu comprei na hora,mas tive sorte. Viajei pela Trenitalia no Frecariossa. Ha comboios para Florença a cada meia hora, por isso caso nao haja vaga num ( o que me parece dificil) é so esperar o proximo.Preços? 1 classe 67 euros, classe turistica 47. Vai muito bem em qualquer uma das duas. O comboio é de alta velocidade, confortavel e possui um bar com comes e bebes. De qualquer forma, a viagem Roma - Firenze dura apenas 1h e 30, sensivelmente.

Em Florença ... nossa que cidade lindaaaa. Pitoresca, pequena, mas cheia de arte. Li em algum lugar que em Florença tropeçamos em arte por todos os lados e é mais ou menos isso, sim. Eu amei justamente o fato da cidade ser pequena. Num instante pode-se percorrer todo o centro historico e mais alguma coisa.

O que eu mais gostei? O Duomo é mais uma construçao magnifica que tive o prazer de ver diante dos meus olhos nestas férias. Daquelas coisas que nao se encontra palavras para descrever. Toda ela revestida de mosaico verde e branco ... tao detalhista em cada pormenor ... poréem, deixei para conhecer o interior no ultimo dia, sabado, e a fila era imensa. No entanto, o problema nao era so a fila, mas sobretudo o calor. 36c! Nao da para submeter crianças a essas condiçoes, certo? Por isso, contentamo-nos em ver por fora. Assim como o Battisterio, logo ao lado. Uma construçao nos mesmos moldes, mas muitooooo mais pequena, de forma arredondada. Uma curiosidade: o Battisterio foi construido porque os pagaos nao podiam entrar na Igreja, nem mesmo para serem batizados. Dai o Battisterio ter sido construido exclusivamente para esse fim.

Fiquei a saber que a cidade de Florença foi governada pelos Medicis desde o seculo V ao VII (espero estar certa nas datas). Os Medicis eram uma familia, e moravam num castelo que hoje esta aberto para visitas. Castelo Piti. Além disso, andando pela cidade le-se inumeras mençoes a tal familia.

A Ponte vechio é um tesouro em todos os sentidos. Tres pontes unem os dois lados da cidade sobre o rio Arno, mas a Ponte Vechio é especial porque desde sempre foi habitada por mercadores que expunham as suas mercadorias em bancas, principalmente ouro e prata. Em 1333 a ponte foi destruida pelas cheias, mas em 1341 foi reconstruida e hoje em dia ela existem ourivesarias montadas ao longo da ponte. A coisa ficou mais sofisticada, mas o espirito continua o mesmo. Muita gente naquele lugar. Se parar de andar de repente alguém vai tropeçar em si, acredite. Mas se gosta de joias, nao deixe de ir ate la porque tem peças lindissimas e a preços concorrenciais. E se nao gostar de joias ou mesmo que o orçamento seja curto, mesmo assim atravesse essa ponte porque é assim uma coisa ... fantastica. Alem disso tiram-se fotos belissimas dos muros que estao livres das lojas.

A Praça S. Lourenzo, a paisagem em volta da cidade, Florença é encantadora, cheia de ruazinhas estreitissimas, becos e mais becos. Explore tudo. Neste caso nao recomendo o Bus Tour porque nao vale a pena. Florença pode e deve ser vista a pé. Nos perdemo-nos todas as vezes ao voltar para o hotel. Entao, la pegava eu no mapa e conseguiamos chegar. Mas isso faz parte, né? Chega até a ser divertido.

Ah, ia me esquecendo de algo que gostei muito. Ao longo da Via del Ariento existe um grande mercado ao ar-livre que vende muita coisa. Souvenirs de todo tipo, um monte de bugigangas, coisas desnecessarias mas atraentes rsrssrs enfim ... Florença é a capital da Toscana, e essa regiao toda é lindissima, segundo fontes idoneas. Tive vontade de ir até Siena que fica ali ao lado, ou Pisa, mas o destino trouxe-me para outra cidade. Qual? Fica para o proximo post :=)

Gente, espero sinceramente que este "diario" de ferias possa ajudar alguem que esteja a planear as suas ferias, ou quem sabe que ajude a decidir entre um destino e outro. Essa é a intençao. Partilhar informaçoes, trocar ideias quem sabe ... qualquer coisa entre em contato no topo da pagina. Responderei com prazer.

Paz e Luz.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...