quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TODOS OS CAMINHOS VEM DAR A ROMA

p.s. antes da leitura, desculpem as falhas nos acentos, tracinhos, etc, porque nao me estou a entender com este teclado.

Roma e mais que uma cidade linda. E fantastica e apaixonante. Tudo aqui e vellho e tem uma historia para contar, mas e rico e super envolvente. Vai se sentir voltar no tempo e reviver os 2750 anos de historia desta cidade.

Ha muito para ver, para conhecer e visitar, por isso, por favor, se puder, nao incorra no erro de vir a Roma por um dia. Ha pacotes assim, eu sei, um dia ou dois, mas nesse caso so podera dizer que esteve em Roma, mas nao que conheceu a cidade. No minimo,5, 6 dias e olhe la, porque Roma merece ser contemplada, sem pressa. E preferivel deixar de conhecer uma outra cidade e conhecer de fato uma, do que apenas pisar em duas ou tres. Esta e a minha opiniao.

Onde se hospedar? No centro, obvio. Fique perto de tudo, como Via del Corso e adjacencias, Barberini, Piazza Navona. A partir desses lugares podera ir a pe ate varios pontos turisticos, como a Fontana de Trevi, que alias e mais linda do que eu esperava. Nao se esqueca de atirar uma moeda de costas antes de se ir embora sem olhar para tras. Diz a lenda que fazendo isso, certamente voltara a Roma. Outro lugar pertinho e a famosa Piazza di Spagna com a sua nao menos famosa escadaria. E impressioante de grande e de quantidade de gente sentada nos degraus desde baixo ate la em cima, uns conversando, outros descansando, bebendo agua, pois o calor aqui esta demais, e outros contemplando, tirando fotos, etc.

O coliseu e um dos maiores simbolos da cidade. Reserve um dia para visita-lo, juantamente com o forum romano e o palatino.Vera as ruinas de uma construcao imponente, conhecera a historia do lugar com detalhes, vera areas vedadas ao publico por serem reservas arqueologicas e aprendera coisas sobre Roma e os romanos que talvez nem imagine. Nao conto para nao me alongar, mas teremos outras oportunidades.

O Vaticano. Quando me vi la, como crista que sou, nao pude deixar de me emocionar. Nao importa a religiao, nao importa o tamanho dos erros da Igreja Catolica, naquele momento apenas se admira a beleza da arte da Basilica de Sao Pedro, por dentro e por fora. Nossa, como eu chorei. Mas, grande novidade, ne? Uma coisa que nunca ouvi falar ou imaginei e que houvessem varios confessionarios, em varias linguas. Meu Deus, ha quanto tempo nao me confessava???? E agora confessei-me em espanhol, pois dentre as varias linguas nao constava o portugues. Mas, voltando um pouco atras, que beleza de obra, com os seus quadros, esculturas ... la estava a conhecida LA PIETA de MichelAngelo. Olhar para ela foi ... indescritivel.
Quanto ao museu do vaticano era feriado e nao foi possivel visitar. Uma pena, mas como voltarei a Roma, afinal, atirei a moeda na fonte rsrs, da proxima vez eu vou.

Para fazer umas comprinhas, recomendo a Via del Corso, ou a Via Condotti, Via Borgognona. No entanto, nos arredores dessa zona existem varias ruas cheias de lojas de tudo que possa imaginar, inclusive de souvenirs lindos para levar de recordacao ou dar de presente.

Por fim, acrescento que os romanos sao bem simpaticos com todos os estrangeiros. Eles se esforcam por nos entender, ajudar naquilo que podem. E ... agora vou terminar porque tem aqui um americano que quer usar a internet do hotel e nao sai do lado rsrs.

Baci di Roma.

Um comentário:

Rydi disse...

Aiii que delícia, quem sabe não arranja um romano gato hein!!! :D

bjss

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...