quarta-feira, 17 de outubro de 2012

VANTAGENS DA TERAPIA

Oi gente, boa noite.

Hoje resolvi trazer esse assunto aqui porque estive conversando um tempão com uma pessoa a respeito, e por ter sido um papo super interessante, com opiniões divergentes, deixou-me realmente inspirada a falar sobre isso.

Não é segredo para ninguém que muita gente considera a terapia uma coisa absolutamente desnecessária, perda de tempo e dinheiro. A verdade por trás disso é que ainda existe um certo preconceito por parte de algumas pessoas relativamente à isso, tanto é verdade, que conheço um monte de gente que faz terapia e não assume. Uma coisa é você ser uma pessoa reservada e não falar sobre sua vida íntima, e outra bem diferente é você se preocupar MUITO em esconder que faz terapia, ter vergonha disso, de ser julgado, etc e tal.

Na minha opinião, é uma grande bobagem porque a terapia não é nada de outro mundo, nem é coisa de gente doida, problemática, doente ... quem de nós não tem seus questionamentos? Quem nunca atravessou uma fase na vida em que precisou de um amparo? Quem nunca teve uma crise existencial?

Muitos podem responder que não, mas fiquem sabendo que 1 em cada 4 pessoas irá passar por algo assim em algum momento da sua vida. Não estou jogando praga, não, tá? Li isso num artigo sério, só peço desculpas por não poder citar ou colocar o link aqui agora :)

Bem, eu confesso que apenas hoje entendi a diferença entre psicólogo e psicoterapeuta. Estamos sempre a aprender, lá isso é verdade. Basta querer.

O psicólogo é aquele que se formou em psicologia mas que não necessariamente se especializa em psicologia clínica. Ele pode trabalhar em empresas, escolas, instituições, como por exemplo, no departamento de recursos humanos, etc.

O psicoterapeuta é aquele que mesmo não tendo uma graduação em psicologia, pode se tornar psicoterapeuta.

Um exemplo: uma pessoa que tem uma formação superior em Comunicação Social, pode se tornar psicoterapeuta desde que se submeta à uma formação de 3 anos nessa área. Claro está que o mesmo não é válido para alguém com uma graduação em Engenharia Química, por exemplo. Entenderam?

Conclusão: O psicoterapeuta pode ser um psicólogo, mas um psicólogo não tem que necessariamente ser um psicoterapeuta.

O que significa então fazer terapia e quais as vantagens que podem ser citadas?

Fazer terapia é uma forma de auto-conhecimento, de encontrar as causas de determinados traumas, comportamentos, dificuldades de um modo geral. Porém, existem várias linhas que podem ser seguidas, vários métodos, certo? Um deles chama-se TCC, que se traduz em Terapia Cognitiva Comportamental. Ou seja, através das ferramentas desse método o terapeuta vai ajudar o paciente a mudar determinados comportamentos que o incomodam ou atrapalham de alguma forma a sua vida.

Por exemplo, uma pessoa é aparentemente normal, mas de quando em vez tem surtos de agressividade e bate nas pessoas por causa de nada. Ou, uma pessoa sabe que tem que se levantar todas as manhãs para trabalhar mas ela não sai da cama. Nesses casos, o terapeuta vai ajudar o paciente a mudar o seu comportamento através da prática de exercícios, de tentativas sucessivas, tendo em consideração também o que está por detrás do problema apresentado.

Uma outra linha da psicoterapia é a psicanálise, que por sua vez já é algo mais profundo. Aplica-se à pacientes cujas queixas não são tão simples de serem entendidas, por assim dizer, como não conseguir controlar a raiva. A psicanálise é uma forma de terapia que investiga profundamente a vida do paciente, começando na infância, esmiuçando tudo desde o início para que se possa encontrar o X da questão, e é indicado para pessoas com questionamentos existenciais, do tipo, "quem sou eu".

Isso significa que a TCC é um método para casos mais simples e que pode obter, eventualmente, resultados mais rápidos. Por outro lado, a psicanálise requer uma boa dose de paciência, pois leva mais tempo. É um processo que visa conduzir o paciente por um processo de auto-conhecimento, onde, ao lembrar, relatar as suas experiências, falar de seus medos, frustrações, sentimentos, emoções de todo tipo, fará com que o mesmo possa se descobrir e entender a origem das suas aflições e ajudá-lo a viver melhor.

Devo salientar que não sou nenhuma expert no assunto, e que tudo isso que estou expondo aqui tem a ver com aquilo que aprendi através do meu interesse pela alma humana. Isso me fez pesquisar, procurar entender, não só para poder ajudar os outros como também para me ajudar a me entender melhor.

Quanto às vantagens da terapia, seja qual for a linha, são muitas. É um caminho maravilhoso através do qual a pessoa pode solucionar desde pequenas coisas que atrapalham a sua vida, até alcançar um verdadeiro estágio de equilíbrio e paz interior, tendo assim uma melhor qualidade de vida. Isso, claro está, desde que a pessoa esteja disposta a se ajudar, pois nenhum terapeuta faz milagres. Nenhum terapeuta resolve os problemas por nós, nem mesmo nos dizem como fazer o quê ou quando. O terapeuta nos ajuda a encontrar o nosso próprio caminho, a nossa própria força e capacidade de dar a volta por cima e assumir o controle da nossa vida.

Finalizando, eu super aconselho fazer terapia. Basta encontrar um bom profissional, e isso você pode conseguir através de indicação, por exemplo, pois há muito mais gente do que se imagina fazendo terapia e obtendo resultados maravilhosos.

Qualquer questão, qualquer coisa em que eu puder ajudar, por favor, vocês podem entrar em contacto comigo através do separador lá em cima. Terei o maior prazer em responder, como sempre, na medida do possível.

Uma ótima noite de terça-feira para todos nós.

Bem haja.



4 comentários:

Cris Medeiros disse...

Durante muito tempo eu tive uma implicância com a terapia. Dai um dia uma amiga me disse que ia me indicar uma terapeuta que eu iria adorar. Como essa minha amiga me conhece muito bem, resolvi arriscar, e não é que descobri que todos os terapeutas anteriores é que não eram bons, por isso eu achava terapia uma coisa chata e que não funcionava.

O pouco tempo que fiz terapia com essa profissional, descobri coisas que me são muito úteis hoje em dia e só não continuei com ela porque ela foi morar no exterior.

Hoje em dia o que mais queria era poder voltar a terapia, precisando muito nesse momento, mas encontro duas barreiras, uma financeira e outra é encontrar um bom terapeuta. Mas acho que encontrar um bom terapeuta é o mais difícil de contornar.

Está assistindo Sessão de Terapia no GNT? Eu estou amando!

Beijocas

Débora disse...

Oi querida, já me falaram sobre esse programa mas ainda não tive oportunidade de assistir.
Que bom que você pôde ver por si mesma e concluir que a terapia é sim uma coisa muito boa, que pode trazer resultados muito positivos, e que não é por não gostarmos de uma experiência com um profissional que todos serão iguais. É como tudo, minha querida. Temos uns médicos melhores que outros, professores melhores que outros e por aí vai em todas as profissões.
Eu espero que você consiga contornar a situação e usufruir dessa ajuda novamente, já que sente que está precisando. Tudo flui melhor quando a gente reconhece que precisa de ajuda e vai em busca dela.
Enquanto isso, se quiser conversar com uma amiga virtual, o que as vezes é mais fácil do que com as pessoas que nos rodeiam, me mande um email para maximadebora@gmail.com
Um beijo para você.
Angel.

Cris Medeiros disse...

Obrigada Angel, você é sempre muito atenciosa, isso é bem legal!

Beijocas

Débora disse...

:)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...