segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTERIOR - 2



Esta semana, dando sequência a série sobre Crescimento e Desenvolvimento Interior, escolhi abordar duas questões fundamentais:
-        Libertando o nosso Eu de falsas crenças
-       Esquecendo o passado triste


FALSAS CRENÇAS

O que se entende, afinal, por falsas crenças?
Bem, na minha humilde opinião, falsas crenças são todas aquelas que nos foram incutidas ou impostas desde a mais tenra infância e que por conseguinte, podem afetar dramaticamente a nossa qualidade de vida no momento presente.
A nossa mente é como uma gigantesca base de dados, mas ela não consegue discernir entre o certo e o errado. Ela simplesmente retém tudo que nela é colocado, e assim quase sempre vamos agindo ou reagindo, sem perceber, com base nas mesmas. Porque aquilo está enraizado no âmago do nosso Ser.
Exemplos? São muitos, e variam de pessoa para pessoa consoante as suas próprias experiências.
Imagine uma criança que sempre ouviu do pai ou da mãe, ou quem sabe de ambos, que não era bom o bastante. Que era burro, que era preguiçoso e outras coisas desse tipo.
Ao crescer, a criança pode tornar-se um adulto deprimido, inseguro e/ou com baixa auto-estima.
Ele não tem, talvez, a menor noção disso, mas é por essa razão que inúmeras coisas não dão certo na sua vida profissional. O que faz com que não consiga concluir uma faculdade, manter-se num emprego por muito tempo ou crescer na carreira.
Um outro exemplo, é aquela menina que cresceu num lar sem harmonia, com episódios de violência doméstica, testemunhando o sofrimento da própria mãe por anos a fio, fazendo com que ao tornar-se adulta desenvolva uma espécie de revolta oculta contra os homens, acreditando inconscientemente que todos são iguais, e por essa razão os seus relacionamentos por melhores que sejam sempre terminam sem que ela entenda porquê.
Tudo isso acontece porque temos fantasmas sombrios dentro de nós e muitas vezes nem desconfiamos, procurando explicações e respostas fora de nós mesmos. Ou pior, aceitando a opinião alheia sobre o que acontece na nossa vida mesmo que da boca para fora gritemos que não.
Por essa razão, é imprescindível fazer uma análise urgente da sua vida e observar aquilo que sempre dá errado. Os seus relacionamentos, o seu trabalho, o seu modo de estar na vida, suas ânsias e frustrações. Olhe para si e não tenha medo de descobrir quem é de verdade.
Posto isso, certamente encontrará um ponto de origem, a tal falsa crença, que uma vez removida lhe permitirá desfrutar de uma vida mais sã e mais feliz.
Concordo que não é algo que se consiga num estalar de dedos, afinal estamos a falar de coisas muito bem fixadas na mente subconsciente, extremamente bem acomodadas dentro de si mesmo.
Mas a boa notícia, é que da mesma forma que a nossa mente pode ser programada, voluntariamente ou não de uma forma negativa, também pode acontecer de forma positiva, conscientemente, incutindo novos padrões de pensamento. Essa é parte em que você, querido leitor, assume o comando da sua vida. Não importa tudo aquilo que possa ter tomado como verdade a vida inteira. 
A chave sempre esteve na sua mão, só que você não sabia disso. Agora é hora de usá-la e abrir as portas da felicidade. Você, meu amigo(a) tem um enorme potencial como Ser Humano e só precisa dar-se conta disso para ser um vencedor.
Então, descarte tudo aquilo que representa apenas lixo mental, faça uma boa faxina e impregne a sua mente com ideias de amor, de paz, de sucesso, de realização e o primeiro passo terá sido dado. A partir daí é uma questão de deixar a vida fluir e viver o agora da melhor maneira que puder.
Os resultados serão maravilhosos. Basta mudar o seu estado de consciência e libertar-se de todas as crenças negativas que de uma forma ou de outra sempre pautaram a sua vida. Como diz a tão conhecida frase, "nada muda se você não mudar".


O PASSADO TRISTE

Se deseja realmente ser feliz, outra coisa que precisa de fazer entre as primeiras é deixar o passado triste no lugar aonde ele pertence. No passado!
Quando sofremos duros golpes de toda ordem e passamos por experiências dolorosas, em maior ou menor grau dependendo da capacidade de cada um de lidar com o sofrimento, se nos agarrarmos a isso, por mais que queiramos é como se a nossa vida não andasse para a frente. Dá-se a estagnação. 
Pior ainda é quando os erros se repetem, e perguntamo-nos porquê? Porquê que isso acontece comigo?
A resposta pode ser que você, querido leitor, continua preso ao passado. Muito provavelmente lembra-se constantemente do mal que lhe fizeram. Fala demais dos problemas que já teve, lamenta-se e vitimiza-se o tempo todo, ou mesmo que não o faça, continua a sofrer intimamente por algo que já não existe.
Entenda isso, por favor. O passado não existe. Tudo que aconteceu ontem, de bom ou de mau, já não existe mais, e escolher o que manter no seu presente é uma escolha sua. Só sua e de mais ninguém.
Ao alimentar lembranças negativas, isso acarreta emoções negativas, como é óbvio, fazendo perdurar esse ciclo infinitamente e continuará a ser uma vítima. O que fará com que as experiências se repitam sucessivamente porque nós somos aquilo que pensamos. Estou certa de que já ouviu essa frase algures pelo menos uma vez. Pois saiba que ela é muito mais verdadeira do que poderia supor e que a única solução que existe, visto que não podemos apagar o que vivemos, é esforçar-se por cada vez que tais lembranças passadas lhe vierem a mente, olhar para elas de forma fria, racional, e não permitir que as mesmas contaminem o seu presente, pois da mesma forma, assim será o seu futuro.
Lembre-se disto: O passado não existe. A vida é o presente, somente. O futuro é o resultado do que escolhemos hoje.
Que tal? Vamos ser felizes? Vamos esquecer o passado triste e lembrar que a vida abre todos os dias um leque colorido de possibilidades de sermos felizes?
A chave está na sua mão. Lembre-se disso também.

P.S. Qualquer dúvida, por favor entre em contato e eu terei o maior prazer em orientá-lo melhor.

Beijos meus, com o amor de sempre.

(Imagem do google)

9 comentários:

Marina Rocha disse...

Que lindooo, passei pra retribuir o carinho ;)

Débora disse...

Ainda bem que gostou, querida.
Mil beijos meus.
Angel.

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Gosto do assunto e recortei algo que considero muito verdadeiro, dentre outros:
"...temos fantasmas sombrios dentro de nós"...
Bjs de paz

Sandra Gonçalves disse...

Não imagina o quanto foi importante pra mim ler este texto.Obrigado , sem saber me ajudou muito.
Bjos achocolatados

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rydi disse...

Lindo texto amiga, eu já fui a menininha assustada, cheia de fantasmas. Jesus me curou :)

Bjsss

edit: tinha postado com email errado :)

Débora disse...

Orvalho do Céu, seja sempre muito bem vinda ao meu cantinho :)
Beijo meu.
Angel.

Débora disse...

Sandra querida, saber que ajudamos alguém ainda que inconscientemente com um gesto, uma palavra, é algo que não tem explicação, nem dá para descrever, de tão maravilhoso que é.
Fique em Paz.
Angel.

Débora disse...

Ridy, minha amiga, é verdade. Só Jesus cura e nos livra dos nossos fantasmas, nossos medos, etc.
Beijo com amor.
Angel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...