quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SEJA ORIGINAL, DIGA NÃO AO PLÁGIO





Oi gente, eu espero muito sinceramente não ferir susceptibilidades com esse post, mas resolvi escreve-lo para apelar ao bom senso de todos os blogueiros que copiam o conteúdo de outros blogs, desde frases, simples trechos, até textos completos sem terem o bom senso de fazer menção ao autor dos mesmos, quanto mais linkar o blog de origem, o que seria no mínimo uma atitude de respeito para com o próximo.
Acredito que muitas dessas pessoas não ajam de má fé. Talvez por ingenuidade, ou por não saberem como fazer um link. Eu mesma, que não domino ainda muito bem as ferramentas do blog, não sabia exatamente como fazer um link até que a Elaine, do blog www.elainegaspareto.com cujo blog dá inúmeras e valiosas dicas de como criar e organizar um blog, me ajudou nesse sentido. Porém, mesmo que não saiba como fazer um link sempre se pode fazer menção ao autor, o que demonstra respeito, e/ou também pedir autorização para copiar o seu conteúdo. Enfim, atitudes que ficam bem a qualquer um e que podem fazer da blogosfera um lugar melhor para se "viver" e conviver.
Então, seja original. Diga não ao plágio. E quando quiser usar algum conteúdo de um outro blog escolha igualmente ter a atitude correta. Que tal? 
Pessoalmente, já passei por essa experiência e até me sinto lisonjeada de ver um texto meu noutro site, mas ficaria melhor ainda se esses blogueiros tivessem essa tal atitude de que falo, afinal, é o meu texto, a minha palavra e as minhas ideias. É justo que sejam reconhecidas como tal, concordam?
Por fim, queria indicar o blog da Luma, http://luzdeluma.blogspot.com/ onde poderá ler mais sobre o assunto, frisando também que a imagem usada nesse post foi retirada do blog dela.


Beijos meus, com o amor de sempre.

9 comentários:

Priscila disse...

Muito bom Angel, concordo com você, já aconteceu de eu conhecer um blog, ver um assunto lá e quando vejo tem esse mesmo assunto em um outro blog, com as mesmas palavras, e tudo de autoria própria. Acho meio impossivel duas pessoas pensarem exatamente igual...
Acho também que devemos ser verdadeiros em relação ao que escrevemos...

Um ABraço

Débora disse...

Oi Priscilla, obrigada pelo apoio.
É bom que mais pessoas ganhem essa consciência, o que fará com que a blogosfera e todos os leitores no geral ganhem muito mais.
Quando alguém se propõe criar um blog acredito que tenha algo a compartilhar, então que isso seja seu, que venha de si mesmo, e quando se sentir inspirado pelo autor de um outro blog, tudo bem, mas que tenha para com o mesmo a atitude de respeito de que falo.
Beijos, querida.
Angel.

Rosalino disse...

Sou mais de ler o seu blogue do que escrever.
Mas não podia deixar de apoiar essa sua campanha.

Muitos dos blogues pelo quais passo na 50% tem copy/paste de muita coisa já vista.

Gostaria era que essa sua campanha fosse alargada ao territorio de Portugal :)

Por cá tmabem proliferam os plagiamentos.

Rosalino

Rydi disse...

Amiga é verdade, agora fiquei com medo :S e se roubarem meus textos? Poxa a gente tem tanto trabalho pra pensar, pesquisar,escrever, e vem o cidadão lá da China roubador de idéias, roubar o nosso trabalho e nem sequer nos cita? É fogo viu! Já as fotos eu confesso que algumas de objetos, pesco do google, por exemplo quando quero falar de algo e quero mostrar como isso é, mas a maioria das fotos são minhas, é bom falar sobre isso, porque agora vou botar todas as fontes das fotos que por um acaso eu pescar. Queria aprender a botar a marca d'água nas fotos. Será que eu posso copiar esse selinho e deixar no meu blog?

bjsss

Luma Rosa disse...

Angel, os blogueiros são elos de várias correntes. Existem correntes de todas as formas e vejo que muitos são complacentes com o erro, justo porque também erram e acham normal - algo como: Caiu na rede é peixe! Desta corrente não quero fazer parte e fico feliz em saber que você faz parte da corrente dos blogues "limpinhos" ;) Obrigada por repercutir a campanha! Beijus,

Zilda Santiago disse...

Angel querida ,todas as suas dúvidas são normais;todos passamos por elas.Perseverança e muito estudo é o remédio,pois foi Jesus quem disse:Conhecereis a verdade e ela vos libertará.Bjs e sigamos em frente.Estou me referindo ao seu comentário em meu blog,que agradeço.

Zilda Santiago disse...

Um bom alerta.Republcar até ser bom para divulgar,desde que conste a autoria,o nome do blog etc...Vivo sempre em luta pelo respeito com os autores e seus "filhos".Bjssssssssss

Débora disse...

Olá Rosalino, bom saber que de vez em quando passas pelo meu blog, ainda que não comentes. Agradeço, de coração.
Quanto a campanha que estou a apoiar a partir do blog da Luma, devo dizer que apesar do selinho falar em blogosfera brasileira pode se estender a blogosfera no geral, afinal, eu estou em Angola :) Então, também podes participar fazendo o mesmo apelo no teu blog caso queiras. Todos temos a ganhar com isso.

RIDY, claro que podes copiar o selinho. Tenho a certeza que a Luma não se importa, basta que a cites como eu fiz. Vamos todos juntos combater os blogueiros parasitas. Beijo.

Débora disse...

Luma, não precisa de agradecer. Só fiz o certo. Parabéns a você pela iniciativa :) beijinhos.

Zilda, obrigada pela sua atenção. Tenho mesmo as tais dúvidas mas é como você disse, estudo, dedicação e perseverença. A verdade nos libertará :) Valeu.
Quanto ao tema desse meu post, fico feliz em saber que pensa igual e nos apoia. Beijos.

Angel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...